Segundo a TV pública japonesa NHK, 48 pessoas morreram após um terremoto de 7,6 magnitude atingir o Japão nessa segunda-feira (1º). Desde ontem, o país foi atingido por cerca de 155 tremores na Península de Noto.
A estimativa é de que cerca de 14 pessoas tenham ficado gravemente feridas em decorrência dos estragos provocados pelo terremoto. Além disso, mais de 32 mil famílias estão sem energia e mais de 1 mil casas e 30 prédios foram destruídos no fenômeno.
De acordo com o governo japonês, equipes de resgate continuam em busca de feridos na região mais atingida. Contudo, algumas áreas ainda estão isoladas após as estradas terem sido destruídas.
Devido à gravidade do abalo sísmico, o Japão chegou a emitir um alerta de tsunami pra toda costa norte do país. O alerta foi transmitido em várias línguas, inclusive, em português.
Contudo, na madrugada desta terça-feira (02), o país retirou o alerta e, a partir de agora, a expectativa é de que sejam usadas rotas marítimas para resgatar as pessoas em áreas isoladas que foram atingidas.