A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, realizou neste domingo (13) mais um teste com a Starship, a nave espacial mais poderosa já construída. O objetivo da missão foi trazer de volta o propulsor Super Heavy, a parte inferior do foguete, à base de lançamento em Boca Chica, Texas. Além disso, a nave não tripulada fez uma reentrada controlada e pousou no Oceano Índico. A missão é parte do planejamento da SpaceX para futuras missões à Lua e Marte.
Essa foi a quinta tentativa de decolagem da Starship, com sucesso na recuperação do propulsor, algo essencial para reduzir os custos das viagens espaciais. A reutilização de componentes, como o Super Heavy, é um dos principais objetivos da SpaceX para tornar viagens à órbita da Terra e missões interplanetárias mais acessíveis e frequentes.
O lançamento inicial estava programado para às 7h da manhã, mas foi adiado para às 9h devido a ajustes de última hora. A Starship decolou sem problemas e, após 2 minutos e 41 segundos de voo, o primeiro estágio se separou e iniciou seu retorno controlado.
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA confirmou que a SpaceX atendeu a todos os requisitos de segurança para o voo suborbital.
Assista ao lançamento da Starship:
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.