Basta o filme Titanic voltar a passar na TV aberta que o fascínio pelo navio mais famoso do mundo toma conta do público. O filme, lançado em 1997, se tornou um verdadeiro marco na história do cinema ao contar a história do naufrágio do navio britânico RMS Titanic após colidir com um iceberg no Oceano Atlântico.
LEIA TAMBÉM
Dirigido pelo cineasta James Cameron, "Titanic" narra a história trágica do amor entre Jack Dawson, interpretado por Leonardo DiCaprio, e Rose DeWitt Bukater, vivida por Kate Winslet, a bordo do navio Titanic. Enquanto a narrativa principal é centrada no romance entre os protagonistas, o filme também oferece uma visão abrangente da sociedade da época e destaca a tragédia real que se abateu sobre o navio de passageiros em sua fatídica viagem inaugural.
A história de amor Jack e Rose é uma das mais conhecidas do cinema. A jovem da alta sociedade, prometida ao magnta Caledon Hockley (Billy Zane), se apaixona por Jack e precisa enfrentar o próprio noivo e a mãe para conseguir viver o amor, marcado pela diferença de classes. No longa-metragem, Jack e Rose conseguem sobreviver ao naufrágio, mas o passageiro da terceira classe acaba morrendo nas águas congelantes do Atlântico antes de ser resgatado.
O que muitas pessoas não sabem, é que apesar de se basear na história real do naufrágio, os personagens principais Jack e Rose não estiveram no Titanic em abril de 1912. O casal foi criado pelo diretor James Cameron para contar a história de romance e tragédia a bordo do famoso navio.
No entanto, muitos eventos e detalhes do naufrágio retratados no filme foram baseados em fatos reais e informações históricas sobre o Titanic. Cameron fez uma extensa pesquisa, consultou especialistas e utilizou planos originais do navio para garantir uma representação precisa de muitos aspectos do Titanic, desde o layout dos decks até os móveis.