O ex-presidente Donald Trump venceu com folga a primeira prévia para as eleições dos Estados Unidos, realizada no estado de Iowa. Trump levou mais de 50% dos votos contra correligionários nesta segunda-feira (15).
O resultado divulgado ao final da votação foi:
Donald Trump: 51,0% — 20 delegados
Ron DeSantis: 21,2% — 8 delegados
Nikki Haley: 19,1% — 7 delegados
Vivek Ramaswamy: 7,7% — 3 delegados
Outros: 1,0%
Apesar de ter perdido a disputa pela reeleição em novembro de 2020, o resultado da primeira prévia mostra a força que o ex-presidente Donald Trump tem no cenário político norte-americano. A expectativa dos republicanos é que Trump dispute as eleições de 2024 contra o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Em seu discurso de vitória, o bilionário republicano não poupou críticas ao seu adversário. "Nós éramos uma grande nação há três anos, e hoje as pessoas estão rindo de nós”, afirmou Donald Trump.
Assim como durante todo o seu mandato, Trump também voltou a criticar a política de imigração dos EUA. Quando era presidente, o bilionário chegou a anunciar que criar um muro entre México e Estados Unidos, e que o país vizinho estaria enviando "drogas" e "estupradores" através da entre os dois países. Desta vez, o ex-presidente norte-americano voltou a defender a deportação de imigrantes.
O que são as prévias?
Diferentemente do processo eleitoral brasileiro, as prévias nas eleições dos Estados Unidos são um processo pelo qual os partidos políticos selecionam seus candidatos para concorrer às eleições gerais. Essas prévias acontecem antes das eleições principais, permitindo que os eleitores de cada partido expressem suas preferências e escolham quem será o candidato oficial do partido.
O ex-presidente venceu no modelo conhecido como “cáucus”, um método mais complexo, em que os eleitores se reúnem em locais designados para discutir e votar em seus candidatos preferidos. Geralmente, os caucus envolvem mais interação entre os eleitores e podem ser mais demorados.