Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

VÍDEO: Califórnia registra terremoto de magnitude 7; alerta de tsunami foi suspenso

Pequenos danos e evacuações marcaram o terremoto na Califórnia

06/12/2024 às 10h35

Um terremoto de magnitude 7 foi registrado na costa da Califórnia nesta quinta-feira (5), conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi localizado no oceano, a 63 km da cidade de Petrolia, com profundidade de 10 km.

As autoridades seguem monitorando possíveis réplicas. Até o momento, não há relatos de vítimas graves ou perdas significativas relacionadas ao terremoto.

VÍDEO: Califórnia registra terremoto de magnitude 7; alerta de tsunami foi suspenso - (Reprodução/X) Reprodução/X
VÍDEO: Califórnia registra terremoto de magnitude 7; alerta de tsunami foi suspenso

O abalo aconteceu às 10h44, horário local (15h44 em Brasília), e foi seguido por um segundo terremoto de magnitude 5,8, detectado no continente, próximo à cidade de Cobb, a 159 km de São Francisco. Em decorrência dos tremores, cerca de 19 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no norte da Califórnia, e pequenos danos foram registrados em propriedades residenciais e comerciais. O tremor gerou um alerta de tsunami que foi suspenso após uma hora.

Embora uma leve variação no nível do oceano tenha sido detectada a 320 km da costa, não houve alterações significativas. Isso contribuiu para o cancelamento do alerta de tsunami pelas autoridades. Evacuações preventivas foram realizadas em algumas áreas, incluindo o Zoológico de São Francisco, que retirou visitantes, funcionários e animais para zonas seguras. Tremores menores também foram sentidos no Havaí, a mais de 3 mil quilômetros de distância.

VÍDEO Califórnia registra terremoto de magnitude 7; alerta de tsunami foi suspenso - (Reprodução) Reprodução
VÍDEO Califórnia registra terremoto de magnitude 7; alerta de tsunami foi suspenso

Motivos para a ocorrência de eventos sísmicos na Califórnia

Califórnia é uma região conhecida por sua alta atividade sísmica, ou seja, por ser propensa a terremotos. A principal causa dos terremotos na Califórnia é a presença de diversas falhas geológicas, sendo a mais famosa a Falha de San Andreas. Essa falha é um limite entre duas grandes placas tectônicas: a Norte-Americana e a do Pacífico. Essas placas estão em constante movimento, e o atrito entre elas acumula energia ao longo do tempo. Quando essa energia é liberada de forma abrupta, ocorre um terremoto.

Outros fatores que contribuem para a alta sismicidade da Califórnia são:

  • A localização geográfica: A Califórnia está localizada no chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", uma área com alta atividade tectônica e vulcânica.
  • A complexidade geológica: A região possui diversas outras falhas além da de San Andreas, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de terremotos.
  • A história geológica: A Califórnia tem um histórico de grandes terremotos, como o de San Francisco em 1906, o que indica que a região está sujeita a esses eventos.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.