Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Baixa umidade: Piauí tem mais de 180 municípios em alerta

O problema da baixa umidade não está restrito ao Piauí. Diversos estados brasileiros também estão enfrentando alertas semelhantes.

09/09/2024 às 15h41

Mais de 180 municípios no Piauí estão enfrentando alertas para baixa umidade nesta segunda-feira (9). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 85 municípios estão em alerta laranja, o nível mais grave, e outros 104 estão em alerta amarelo.

Piauí tem mais de 180 municípios em alerta para baixa umidade - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Piauí tem mais de 180 municípios em alerta para baixa umidade

A baixa umidade do ar é quando a umidade relativa do ar fica abaixo dos níveis recomendados para conforto e segurança. Quando a umidade cai, o ar se torna seco e pode causar problemas como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Além disso, a baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais.

Conforme os alertas divulgados, os municípios das regiões Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste Piauiense estão enfrentando níveis de umidade entre 12% e 20%, classificados como alerta laranja. Entre as cidades afetadas estão Floriano e Bom Jesus. Já o alerta amarelo, que indica umidade entre 20% e 30%, abrange municípios das regiões Centro-Norte, Sudoeste, Sudeste e Norte Piauiense, incluindo cidades como Teresina e Campo Maior.

População deve inferir bastante líquido e evitar  - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
População deve inferir bastante líquido e evitar

Com a baixa umidade, é recomendado que a população beba bastante líquido, evite atividades físicas durante as horas mais secas e use hidratantes para a pele. Também é importante umidificar os ambientes sempre que possível e minimizar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Alerta afeta outras regiões do Brasil

O problema da baixa umidade não está restrito ao Piauí. Diversos estados brasileiros, incluindo Tocantins, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e outros, também estão enfrentando alertas semelhantes. A onda de calor e a massa de ar seco que atinge o país estão agravando a situação, com temperaturas acima de 40ºC em vários estados. Esta combinação de calor intenso e baixa umidade está criando condições perigosas, que incluem um risco aumentado de incêndios e problemas de saúde.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para setembro indica chuvas abaixo da média em várias regiões, o que pode continuar a agravar a baixa umidade e seus impactos negativos. Por isso, é importante que a população esteja atenta e siga as recomendações para minimizar os efeitos desse fenômeno.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.