A realização de concursos públicos por prefeituras e câmaras municipais sempre é uma medida digna de comemoração por quem tem pretensão de entrar no serviço público pela via legal. Porém, os certames ultimamente têm trazido frustação e revolta pelos casos que, no mínimo, geram suspeitas de favorecimento. O caso mais recente de Tamboril do Piauí mostra como os gestores públicos são capazes de interferir na seleção. No município, estranhamente, as duas filhas, o primo e o genro da prefeita Ana Delcides Figueiredo Guedes foram aprovados em primeiro lugar para os cargos de motorista, nutricionista, médico veterinário e professor. O Ministério Público do Piauí identificou também que as filhas da gestora municipal são cunhadas de uma das integrantes da comissão especial de concurso público de Tamboril. É urgente que os órgãos de controle encontrem mecanismos eficientes para a fiscalização dos concursos públicos nos rincões do Piauí.
MP de olho
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Canto do Buriti, expediu recomendação administrativa para que prefeita de Tamboril do Piauí desclassifique sumariamente do concurso público os parentes aprovados. Além da desclassificação, o MP também recomenda a republicação do resultado do certame e o prosseguimento dos demais atos, sem que figurem como habilitados ou aprovados os mencionados candidatos.
Segurança das eleições
A segurança nas eleições municipais será discutida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) com as força de segurança durante encontro que ocorre hoje na sede da Corte Eleitoral, em Teresina. O evento será conduzido pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e contará com a presença de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Estado do Piauí, Polícia Civil, Guarda Municipal de Teresina e Corpo de Bombeiros.
É hoje
O futuro de Teresa Britto nas eleições municipais será conhecido hoje. Como presidente do Partido Verde (PV) no Piauí, ela vai apresentar os quatro nomes da sigla que irão disputar vaga de vereador na Câmara de Teresina pela federação. A expectativa do PT é que o nome de Teresa conste na lista. Caso contrário, será uma sinalização que ela estará disposta mesmo a levar a contestação ao nome de Fábio Novo para a instância nacional da federação
Cadê o vermelho que estava aqui
O presidente do Partido dos Trabalhadores, João de Deus, se queixou de Franzé Silva, do PT, por conta da reforma do plenário Waldemar Marcelo entregue durante solenidade nessa segunda-feira (5). O ex-deputado lembrou que o carpete vermelho do antigo plenário fazia os parlamentares da sigla se sentirem em casa. Com a reforma, espaço ganhou tons neutros e causou estranheza nos petistas.
Lá vem imposto
O retorno do DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) deve ser votado hoje no plenário do Senado. A matéria a ser analisada é um projeto de lei complementar (PLP) 233/2023, que cria um novo seguro obrigatório para veículos (SPVAT) semelhante ao antigo DPVAT. Antes, porém, o texto será submetido Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, apresentou relatório favorável.