Estudantes e professores de escolas vinculadas à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) terão a oportunidade de participar de um intercâmbio nos Estados Unidos (EUA). Esta iniciativa faz parte do novo programa Seduckathon, destinado a alunos dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais.
LEIA TAMBÉM
O Seduckathon é uma competição de programação e dá aos estudantes e docentes a possibilidade de vivenciarem uma experiência educacional de alto nível. De acordo com o Secretário de Educação, Washington Bandeira, a parceria com a instituição do exterior foi firmada durante agenda internacional do governador Rafael Fontes no ano passado.
O processo seletivo para a escolha dos estudantes e docentes será dividido em três fases, começando com uma prova objetiva a ser aplicada em 19 de fevereiro. Essa prova incluirá 60 questões, abrangendo tanto conhecimentos específicos quanto língua inglesa.
Os melhores times, compostos por cinco alunos de cada escola, avançarão para a próxima etapa, onde desenvolverão projetos de programação visando solucionar desafios reais enfrentados pelas escolas, como gestão escolar e sustentabilidade.
Os projetos selecionados competirão no Seduckathon, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril. Os vencedores - 20 estudantes e 4 professores - ganharão um intercâmbio de 30 dias na Worcester Technical High School (WTHS), em Massachusetts, Boston.
Além do intercâmbio, haverá premiações em dinheiro para as equipes classificadas entre a 5ª e 10ª posição. Estudantes receberão bolsas de R$ 350,00, e professores orientadores, bolsas de R$ 1.000.
Como Participar
As inscrições estão abertas até o dia 9 de fevereiro e podem ser feitas gratuitamente através do site seduc.pi.gov.br/seduckathon. Confira mais informações no edital clicando aqui.