A nova grade curricular prevista para ser implementada no ano de 2024 nas escolas da Rede Pública Estadual foi aprovada durante reunião realizada nesta segunda-feira (4). De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), serão incorporadas áreas como esporte, trânsito e educação inclusiva.
O planejamento foi aprovado pelo secretário de educação Washington Bandeira, que ressaltou o compromisso em não apenas manter, mas ampliar a presença do esporte no ambiente escolar.“Iremos continuar fomentando o esporte dentro das escolas, não apenas com a disciplina regular de Educação Física, mas também com a ampliação dessas modalidades para formar atletas de alto rendimento”, afirmou.
A Educação Especial Inclusiva surge como uma proposta para proporcionar oportunidades equitativas a todos os alunos. O programa incluirá a contratação de professores especialistas, responsáveis por articular os temas relacionados ao projeto e otimizar o uso dos recursos disponíveis nas escolas que já implementaram a educação inclusiva.
LEIA TAMBÉM
O planejamento visa ainda o fortalecimento do esporte nas instituições de ensino. Além da disciplina regular de Educação Física, haverá uma expansão das modalidades esportivas, com o intuito de formar atletas de alto rendimento.
Outra novidade é a introdução da Educação de Trânsito para os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio. O objetivo é oferecer cursos técnicos para a formação de futuros motoristas, além de capacitar os professores nessa temática e promover a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito por meio de ações específicas.
Viviane Faria, superintendente de Educação Básica da Seduc, destacou que, na área do esporte, estão programadas aulas integradas à nova matriz curricular para todo o Ensino Médio. “Iremos lançar, em breve, o edital em que todas as escolas vão poder apresentar as suas propostas e terão um financiamento para desenvolver essa ação”, afirma a superintendente.