Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UFPI não ofertará novas turmas do curso de Educação Física em 2024; entenda o motivo

"Falha" cometida pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) teria causado número maior de oferta de vagas para o curso, que não teria capacidade de comportar o corpo discente.

01/12/2023 às 11h53

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiu por não ofertar novas turmas para o curso de Educação Física em 2024. Isso porque uma "falha" da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) teria provocado uma oferta de vagas em 2023 maior do que a estrutura do curso comportaria. O curso foi ofertado semestralmente, com 50 vagas no primeiro semestre 2023.1 e outras 50 vagas em 2023.2, mas deveria ser apenas 50 anualmente.

UFPI - (Foto: Arquivo / O DIA) Foto: Arquivo / O DIA
UFPI

A chefe do departamento de Educação Física da UFPI, Dionis Machado, explicou algumas mudanças recentes na forma de oferta do curso. “Até 2022, o curso era ofertado apenas na modalidade licenciatura, que é para atuação na área da educação básica. A partir da reformulação do currículo e da entrada em vigor desse currículo novo, que se deu agora em 2023, nós passamos a ofertar o curso tanto na modalidade licenciatura como na modalidade bacharelado. Então, é importante perceber que o que antes era apenas um curso, hoje, na verdade, pode ser entendido como dois, já que nós temos a entrada de 50 alunos anual e essa turma de 50 alunos, ela se divide em duas no meio do curso, metade vai para licenciatura, metade para bacharelado”, explicou. 

Analisando as possibilidades do departamento, como o número de salas de aula, espaço físico para as atividades práticas e a própria quantidade de professores do departamento - temos apenas 11 professores efetivos em exercício - percebemos que não seria viável manter a oferta semestral. Então, o projeto pedagógico atual, ele prevê a entrada anual de alunos, 50 por ano

Dionis Machadochefe do departamento de Educação Física da UFPI

A "falha" teria ocorrido na PREG. “Por força de hábito, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação fez a oferta tanto em 2023.1 quanto em 2023.2, o que na verdade era para ter acontecido apenas no primeiro semestre de 2023. Há a falta de espaço físico apropriado para assumir esses 100 alunos quando na verdade a entrada esperada era de 50. Para minimizar o impacto dessa falha na oferta, nós entramos num acordo de que em 2024 não haveria turma e assim os alunos que hoje estão, não terão prejuízo”, destacou.

Oferta de novas turmas deve retornar em 2025

Dionis Machado garantiu, porém, que novas turmas devem ser formadas no ano seguinte, 2025.1, com uma oferta anual. “Nós vamos voltar a oferta em 2025.1 normalmente vai ser apenas esse ano de 2024 para reparar essa falha na oferta que foi feita por meio da Pró-Reitoria de ensino de graduação”, concluiu.

Confira a nota da UFPI:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) divulga nota à comunidade com o objetivo de informar à comunidade interna e externa que nas próximas edições do SISU (2024.1 e 2024.2) não serão ofertadas vagas ao curso de Educação Física/CCS. A informação que será veiculada foi aprovada pela CAMEN, conforme RESOLUÇÃO CAMEN/PREG/UFPI Nº 430/2023 que consta na página 25.

Confira a nota.