A nova edição do Ranking Universitário, realizada pela Folha de São Paulo, trouxe uma informação animadora para todos que integram a Universidade Federal do Piauí, a UFPI. Acontece que o estabelecimento foi eleito como a 7ª melhor instituição de ensino superior entre todos os estados do Nordeste e a 34ª dentre 203 universidades do país. O levantamento destacou ainda que a UFPI, se comparada com as demais instituições públicas, saltou para a 30ª posição.
LEIA TAMBÉM
Considerando dados nacionais e internacionais, juntamente com duas pesquisas de opinião conduzidas pelo Datafolha, abrangendo cinco áreas distintas (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação), a instituição alcançou a nota geral de 75,44, fazendo com que saltasse 18 posições se comparado com a última pesquisa, realizada em 2019. Confira a lista completa de instituições no final da matéria.
O reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes, comemorou o feito e ressaltou o trabalho em conjunto realizado por todos no Piauí.
“A UFPI com o apoio dos docentes, técnico-administrativos, estudantes e prestadores de serviço está no caminho certo e em boas mãos. A gestão superior é uma gestão gloriosa, como mostram esses grandes indicadores, 18 posições a mais é para celebrar”
Para o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales, a correta realização de propostas e metas, objetivando a excelência acadêmia e administrativa, contribuíram para que a UFPI conquistasse a indicação. “A Administração Superior continua atuante para melhorar ainda mais os indicadores da Universidade. O planejamento e a execução das ações revelam o nosso compromisso para que a UFPI cresça e obtenha cada vez mais resultados positivos”, pontuou.
O destaque no ranking da Folha de São Paulo não foi a única conquista neste ano. Ainda em 2023, a UFPI já foi destaque nacional, com o alcance da inédita nota máxima no recredenciamento institucional no MEC, e internacional, com o avanço em 100 posições no Ranking QS das Melhores Universidades da América Latina e Caribe 2024.