O deputado federal Florentino Neto (PT), o presidente da Fiepi e ex-governador Zé Filho, dentre outros nomes da política parnaibana, articulam um grupo político para tentar viabilizar um nome alternativo ao de Dr. Hélio (MDB) para ser o candidato da base do governador Rafael Fonteles (PT) em Parnaíba. O lançamento da pré-candidatura de Dr. Hélio está confirmado para o dia 27 de janeiro, em um evento que deve contar com a presença do chefe do Executivo estadual e do senador Marcelo Castro.
No entanto, após o governador Rafael Fonteles decidir pelo apoio ao deputado estadual emedebista, outros nomes da base que também pleiteavam o direito de concorrer à Prefeitura se uniram para emplacar outro nome e forçar um diálogo mais amplo do governador com o grupo.
Como a eleição em Parnaíba não tem segundo turno, a divisão da base de Rafael em duas pré-candidaturas pode atrapalhar o desejo do governador em eleger um aliado e favorecer o nome a ser apoiado pelo atual prefeito Mão Santa (União Brasil).
Na última sexta-feira (12), se reuniram em Parnaíba, Florentino, Zé Filho, Zé Hamilton, Hilder Monção, André Neves, Ricardo Veras e Tererê. Na ocasião, ficou definido que o ex-governador Zé Filho também é pré-candidato a prefeito e juntamente com Florentino vão buscar um consenso para que o grupo escolha de forma unida o candidato a prefeito e a vice. Além disso, várias chapas competitivas para vereador devem ser lançadas.
“O grupo considera que mais de 90% de seus integrantes votou no governador Rafael Fonteles; todos do grupo defendem a gestão de Rafael Fonteles e defendem um alinhamento administrativo entre a Prefeitura e o Governo do Estado”, informou Florentino.
Na prática, o grupo demonstra que não vai ceder apoio facilmente a Dr. Hélio, que lidera as pesquisas em Parnaíba e tem a simpatia do governador. Até o momento, o Solidariedade é o partido da base que aderiu a Dr. Hélio e busca emplacar o vice.