Um total de 200 bombeiros militares que estão atualmente no curso de formação deverão ser nomeados para os cargos nas próximas semanas, garantiu o governador Rafael Fonteles (PT) durante solenidade nesta segunda-feira (8) na sede dos Bombeiros, em Teresina.
“Daqui a algumas semanas vamos fazer a maior nomeação da história do Corpo de Bombeiros, com 200 novos homens e mulheres que estão no curso de formação”, disse. O chefe do Executivo comentou que as nomeações irão permitir a expansão da corporação para municípios no interior que possuem carência de unidades do Corpo de Bombeiros.
Fonteles revelou que a meta do governo é inaugurar uma unidade da corporação em cada um dos 12 territórios do desenvolvimento do estado. “Estamos avançando. Inauguramos recentemente uma unidade em Oeiras [Território Vale do Canindé] e vamos ter ainda outras em Uruçuí (Tabuleiros do Alto Parnaíba], Corrente e Bom Jesus [ambos na Chapada das Mangabeiras]”, afirmou.
Nesta segunda, o Corpo de Bombeiros recebeu 13 veículos tipo pick-up, equipados com kits de combate a incêndio, 10 viaturas de apoio administrativo (modelo sedan Toyota), três ambulâncias de resgate, um caminhão-baú, 7.000 litros de líquido gerador de espuma (LGE), 15 motosserras, 15 sopradores e 200 conjuntos de roupas especiais para combate a incêndios.
Ao todo, os investimentos são de R$ 8 milhões em veículos e equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Piauí. Os 27 veículos serão destinados às unidades da instituição nos municípios de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Piripiri, Oeiras e São Raimundo Nonato.
Osa recursos são oriundos de emendas parlamentares dos deputados federais Júlio César e Merlong Solano, do Ministério da Justiça, da Receita Federal e do Tesouro Estadual, ligados ao Fundo de Aparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (Funap-CBMEPI).