Dando continuidade ao Novo PAC, no eixo saúde, o Ministério da Saúde pretende aprovar e habilitar todas as 1.800 propostas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) selecionadas pelo programa em todo o país até a última semana de maio. Na última quarta-feira (25), a pasta publicou uma portaria que destina investimento de R$ 1,1 bilhão para a construção de 500 Unidades Básicas de Saúde.
No Piauí, serão investidos cerca de R$ 15,2 milhões na construção de oito novas UBS em seis municípios do estado. As unidades serão construídas nas cidades de Barra D’Alcantara, Campo Maior, Pio IX, Prata do Piauí, duas unidades em Regeneração, duas em São João do Piauí.
“Essa portaria do Novo PAC Saúde é mais um importante momento na retomada da saúde da família. Representa mais postinhos de saúde com mais equipes de Saúde da Família, que é onde o acolhimento do SUS mais acontece em todo o país. Também representa esse grande investimento que está sendo feito pelo governo federal para viabilizar mais acessos à população, com atendimentos qualificados e UBS estruturadas para o cuidado das pessoas e para um bom trabalho dos profissionais de saúde”, diz a ministra Nísia Trindade.
De acordo com Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária, além das 500 propostas cujas formalizações foram concluídas, outros 1.048 pedidos de construção de UBSs já estão com seus processos iniciados junto à área técnica responsável. “Cada formalização entregue pelos gestores no nosso sistema é verificada pelos técnicos, que estão trabalhando em formato de força-tarefa. Mas nossa celeridade está atrelada a dos gestores. O Novo PAC Saúde é feito de parceria. O quanto antes os territórios concluírem a parte deles, mais rápido entregaremos a nossa”, explica.
_______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.