Encerram neste domingo (27) as inscrições para o Vestibular 2025.1 doInstituto Federal do Piauí (IFPI). Ao todo, estão sendo ofertadas 2.740 vagas em 70 cursos superiores distribuídos em 19 campi pelo estado. As inscrições custam R$ 40,00. Entre as novidades deste ano, o IFPI está oferecendo sete novos cursos, incluindo Bacharelado em Engenharia Agronômica nos campi de Cocal, Valença e José de Freitas, além de cursos de Administração em Uruçuí e Engenharia Civil em Floriano.
Um novo curso de Tecnologia em Marketing será oferecido em Teresina, e um curso de Tecnologia em Sistemas para a Internet será disponibilizado no campus de São Raimundo Nonato. Além das novas ofertas, pela primeira vez, o candidato poderá se inscrever para um campus e realizar a prova em outra cidade, o que facilita o processo. “Isso permite que o estudante não necessite se deslocar no dia da prova para concorrer ao nosso vestibular”, disse o pró-reitor de ensino do IFPI, Odimógenes Lopes.
A edição 2025.1 também implementa as novas regras da lei de cotas, incluindo a reserva de vagas para quilombolas que cursaram o ensino médio em escolas públicas. O processo de seleção também sofreu alterações para melhorar a inclusão e a representatividade dos candidatos do Piauí.
Na edição 2024, concorreram 12 mil candidatos para mais de duas mil vagas em 16 cidades do Piauí. Desde 2023, o instituto realizar os próprios vestibulares. O processo seletivo próprio ocorre após 13 anos utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como meio de entrada.
A decisão de fazer o processo seletivo próprio do IFPI vem após o Instituto entender que o Sisu tem apresentado dificuldades para o preenchimento de vagas. Com o retorno do vestibular próprio, o Ifpi pretende regionalizar o meio de entrada à instituição.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.