Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 11 mil quilos de drogas foram apreendidos nos últimos seis meses no Piauí

Os dados são do Núcleo de Estatísticas da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e superaram os números registrados em anos anteriores, de 2022 e 2023.

26/06/2024 às 15h53

26/06/2024 às 15h53

As operações realizadas, nos últimos seis meses deste ano, pela Polícia Civil do Piauí, resultaram em apreensões que correspondem a 11 mil quilos de cocaína e 2,7 quilos de maconha no Piauí. Os dados são do Núcleo de Estatísticas da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e superaram os números registrados em anos anteriores, de 2022 e 2023.

As operações realizadas pela Polícia Civil envolvem ações o enfrentamento ao uso e tráfico de drogas no Piauí, por meio de apreensões, incineração de entorpecentes, prisões relacionadas ao tráfico em ações realizadas pela diretoria, departamentos e delegacias.

Drogas, balanças de precisão e dinheiro em espécie apreendidos pela PC-PI. - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Drogas, balanças de precisão e dinheiro em espécie apreendidos pela PC-PI.

Segundo o coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado Samuel Silveira, as operações policiais visam atingir traficantes de pequeno a grande porte.

“Temos o enfrentamento mais particularizado, o combate às ‘’bocas de fumo’’ que envolve o pequeno traficante, mas esse trabalho é muito resumido. Daí, a necessidade de se chegar ao médio traficante, aquele que controla alguns pontos de venda, até chegar ao grande traficante, que normalmente é alguém de fora do estado, que encaminha a droga para o Piauí a fim de ser distribuída’’, ressaltou.

O delegado Samuel Silveira explica que uma das metas das operações é atuar no enfrentamento à lavagem de dinheiro, para atingir o abuso e tráfico ilícito de drogas.

“É muito mais lógico dar enfrentamento a esse problema atingindo o bolso do traficante, tentando cessar o lucro advindo dessa atividade criminosa. Essa cobrança parte, inclusive, da Delegacia-Geral e também da Secretaria da Segurança, para buscar também o máximo de prisões, sobretudo visando à apreensão de armas de fogo, porque só assim reduziremos os nossos índices de violência’’, destacou.

Canais de denúncias

O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) disponibiliza canais para denúncias anônimas de enfrentamento ao tráfico de drogas, como: WhatsApp 86 3216-5281 e/ou via e-mail [email protected].