O futuro em torno do próximo a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em 2025 ainda reverbera nos bastidores da política. Mas para o deputado estadual Henrique Pires (MDB) o futuro de quem vai ocupar o cargo está certo: a do deputado Severo Eulálio (MDB) como o próximo presidente. As declarações foram dadas nesta quinta-feira (11) ao Programa O Dia News, da O Dia TV.
Henrique Pires é um dos principais articuladores do MDB no Parlamento Estadual e, segundo ele, caso ocorram embargos à decisão que elegeu Severo Eulálio como próximo a presidir a Alepi no Biênio 2025-2026, uma nova eleição será realizada e reconduzirá o aliado ao maior cargo do Legislativo Estadual novamente.
Em fevereiro de 2023, parlamentares da Assembleia Legislativa elegeram, em duas sessões, os deputados que irão presidir a Casa nos Biênios entre 2023 e 2026. O deputado estadual Franzé Silva (PT) foi eleito o novo presidente da Casa para o 1º biênio, e Severo Eulálio para o biênio seguinte, finalizando o mandado atual de ambos.
“A decisão judicial você pode discorda dela, mas nós temos que cumpri-lá. Isso é o rito da democracia. Ambos os Três Poderes vivem de forma harmoniosa entre si. No Legislativo, fez essas duas eleições. Vamos supor que por ventura a Justiça diga que essa segunda eleição não vale mais, não há problema nenhum. Nós vamos reunir os colegas e eleger uma nova mesa com Severo Neto eleito presidente novamente”, disse.
Pires argumenta ainda que as eleições que culminaram na escolha dos dois nomes foi em comum acordo foi para a “tranquilidade” do Parlamento. Além disso, ele citou que o governador Rafael Fonteles (PT) se demonstrou isento aos resultados, mas que foram ao encontro da “simpatia” da base governista.
“Com a simpatia (do governador), porque, repito, temos que ter a independência dos Três Poderes. Como o PT foi o maior partido, o MDB eleito o seguindo maior, diferença só de três ou quatro deputados estaduais, essa combinação ela é importante para que haja uma tranquilidade nos quatro anos que nós estamos passando juntos”, relatou.
Eleições 2024
Na oportunidade, Henrique Pires fez uma análise sobre as eleições deste ano. Ele criticou como os partidários estão tratando a pré-campanha e que o período deveria ser reformulado.
“Essa pré-campanha, que a legislação eleitoral é uma beleza, eu sinceramente essa reforma, até o senador Marcelo Castro que está nela, poderia aliviar. Não tem negócio de pré, está todo mundo lançando as campanhas. Isso de pré é confuso. Se nós que somos que fomos eleitos e fazemos a política diariamente nos confundimos, imagine a cabeça do eleitor”, frisa.
Ele finalizou destacando que o nome do deputado estadual Fábio Novo (PT) deverá ter uma guinada em Teresina durante o período propriamente dito de campanha eleitoral, pelo fato de ser o mais preparado para gerenciar a capital.
“São em torno de 10 partidos, então é um exército na rua muito forte. O Fábio Novo tem uma disposição de trabalho grande, aprovado com deputado estadual, aprovado como secretário, e eu acredito no crescimento constante dessa campanha dele”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.