O piauiense Djalma dos Santos Silva, de 34 anos, é um dos seis sobreviventes do naufrágio de um barco de pesca no litoral Sul de Santa Catarina na última sexta-feira (16). Ele é natural do município de Luís Correia, no Piauí, mas há 12 anos se mudou para a cidade de Navegantes, em Santa Catarina.
Djalma e mais sete tripulantes embarcaram na última sexta (16) e naufragaram horas depois a cerca de 40 km da costa do município de Garopaba. O grupo conseguiu acionar os equipamentos de salva vidas como uma balsa inflável. O comando da embarcação também conseguiu alertar a Capitania dos Portos sobre o acidente.
Ao todo, os pescadores passaram mais de 30 horas à deriva. Em entrevista à imprensa nacional, logo após o resgate, Djalma relatou que o naufrágio aconteceu de forma muito rápido e relatou a tensão de deixar a embarcação.
"Foi de repente. O mar bateu e já virou o barco. De repente já foi tudo embora. Foi muito rápido. Não deu para fazer nada que desse para se segurar. Nós só tentamos nos ajudar para sobreviver", disse para a NSC.
O piauiense revelou que a ajuda entre os pescadores foi fundamental no momento de sair do banco. Ele disse que um ajudou o outro durante o tempo em alto mar. Djalma e os resgatados estavam bem, mas abalados. Eles foram encaminhados para um hospital da região para exames.
A Capitania dos Portos afirmou que outros dois tripulantes continuam desaparecidos e que as buscam seguem na área onde ocorreu o acidente.