O pentacampeão mundial de futebol com a Seleção Brasileira, Edilson Capetinha, está em Teresina para receber o título de Cidadão Piauiense na Assembleia Legislativa. Edilson é ex-jogador de futebol e atuava como atacante na Seleção Canarinho na Copa do Mundo de 2022, quando o Brasil conquistou o Penta. A homenagem ao futebolista foi uma proposição do deputado Felipe Sampaio (MDB).
O deputado disse que a intenção de conceder o título de cidadania piauiense a Edilson é uma forma de celebrar alguém que sempre promoveu a inclusão social através do esporte. “Tornamos piauiense um pentacampeão mundial que tem muito a contribuir com o esporte local”, afirmou o parlamentar.
Edilson Capetinha já passou por mais de 40 cidades com projetos de inclusão social através do futebol. Em solo teresinense, o ex-atacante da Seleção Brasileira agradeceu a homenagem e disse esperar poder colaborar com o esporte piauiense. Para o pentacampeão mundial, o título é uma maneira de ele contribuir com o esporte em Teresina tanto dentro quanto fora de campo.
LEIA TAMBÉM
“Acho que o esporte, não só aqui, mas em todos os lugares, tem que melhorar e é isso que a gente está tentando fazer. Trazer a experiência que a gente tem dentro de campo para poder ajudar o esporte. A gente sabe que não é fácil. Eu sou nordestino também, saí de Salvador e tive a maior para ser um profissional e ser bem sucedido. Sabemos das dificuldades e no que pudermos ajudar, a gente vai ajudar”, disse Edilson Capetinha.
O ex-atacante da Seleção Brasileira destacou ainda que o Piauí é um celeiro de talentos não apenas no futebol, mas em várias outras modalidades e pediu que as autoridades possam fomentar mais o setor.
Quem é Edilson Capetinha
Edilson Capetinha nasceu em Salvador, Bahia, em 17 de setembro de 1970 e começou sua carreira profissional no futebol pelo Industrial de Linhares ainda em 1987, aos 17 anos. Em 1993, foi contratado pelo Palmeiras, onde obteve destaque nacional e se tornou bicampeão Paulista, do Rio-São Paulo e do Campeonato Brasileiro. Em 1994, Edilson foi para o exterior defender o Benfica, de Portugal, onde ficou até 1995.
Em 1997, de volta ao Brasil, o atacante atuou pelo Corinthians e conquistou o segundo título nacional para o Timão. No final dos 1990 e início dos anos 200, Edilson Capetinha era um dos principais nomes do futebol brasileiro, tendo ganhado campeonatos importantes país afora como o Campeonato Paulista, o Brasileiro de 1999 e o Mundial de Clubes em 2000.
Edilson também já vestiu camisas de times como Flamengo e Cruzeiro. Em 2002, ajudou a Seleção Brasileira a conquistar o pentacampeonato na Copa do Mundo da FIFA.
Edilson Capetinha se aposentou do futebol aos 39 anos, em dezembro 2009.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.