Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí apreende mais de 4 mil metros de rede de pesca ilegal durante a piracema

Pesca com rede é proibida no período do defeso. Ação se desenvolveu ao longo do Rio Parnaíba e seus afluentes.

09/12/2024 às 12h34

Entre os dias 02 e 07 de dezembro, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apreendeu 4 mil metros de redes de pesca ilegal sendo utilizados durante o período da piracema, quando há migração reprodutiva de várias espécies de peixes e a pesca se torna proibida. Em geral a piracema acontece nos meses de novembro a março. 

A apreensão das redes de pesca se deu durante operação deflagrada pelos órgãos ambientais para garantir que o período da piracema fosse respeitado pelos pescadores piauienses. A ação aconteceu no Rio Parnaíba e seus afluentes localizados na região Norte do Estado. A maioria do material irregular foi colhido na Lagoa do Cajueiro, em Joaquim Pires, e em Barras.

Piauí apreende mais de 4 mil metros de rede de pesca ilegal durante a piracema - (Divulgação/Semarh) Divulgação/Semarh
Piauí apreende mais de 4 mil metros de rede de pesca ilegal durante a piracema

O major Dênio Marinho, diretor de Fiscalização da Semarh, lembra que durante a piracema e proibido pescar com o uso de redes. No entanto, algumas outras técnicas são permitidas tais como linhas de mão, vara, anzol, molinete ou carretilha com iscas naturais ou artificiais. Tarrafas são permitidas apenas para pescadores profissionais, com malha entre 20 e 30 mm e altura máxima de dois metros, limitando a captura a 5kg de peixe por dia.

Antes do combate à pesca ilegal no período da piracema, foram desenvolvidas ações de conscientização junto a associações de pescadores durante as quais foram explicadas as regras para o período do defeso. “A Operação Piracema é um compromisso em proteger os recursos pesqueiros do Piauí e contribui também para a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade da pesca na região”, pontua o secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Oliveira.

Daniel Oliveira, secretário estadual de Meio Ambiente - (Edna Maciel/O Dia) Edna Maciel/O Dia
Daniel Oliveira, secretário estadual de Meio Ambiente

Vale lembrar que a pesca em determinados trechos do Rio Parnaíba segue proibida apesar de passada a primeira fase da operação. A proibição foi estabelecida pela própria Semarh no dia 18 de novembro e continua até o dia 16 de março de 2025. Permanece impedida a pesca em um raio de 1.500 metros antes e depois de barragens, cachoeiras e corredeiras do Parnaíba. Eventos de pesca também estão suspensos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Confira aqui as outras restrições para o período da piracema.