O Piauí não tem registros de casos das duas novas variantes da Covid-19 que estão em circulação no Brasil, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O estado, no entanto, está em alerta desde que o vizinho estado do Ceará confirmou pessoas infectadas com a sublinhagem JG.3.
A Diretora de Vigilância em Saúde, da Sesapi, Cristiane Moura Fé explicou que apesar do Piauí não ter a confirmação das variantes, a população deve reforçar a imunização através da vacina contra a Covid.
“O fato de não termos casos dessas novas sublinhagens não quer dizer que devemos relaxar com a imunização, por isso, chamamos esse público específico para retornar aos postos de saúde e tomar mais uma dose da vacina bivalente”, disse.
Vacinação
As pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses, devem retor aos postos de saúde para receber mais uma dose da vacina bivalente, orientou a Sesapi.
“Todas as vacinas disponíveis atualmente no SUS são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes, e a Sesapi está sempre abastecendo os municípios com os imunizantes enviados pelo ministério para que os mesmos realizem a vacinação da população”, disse a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.