Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense: Altos empata no fim e complica o Picos na luta contra o rebaixamento

Mesmo com empate, Zangão segue com chances de se livrar do rebaixamento; River e 4 de Julho também empataram.

18/02/2024 às 11h50

Em duelo disputado no Gerson Campos, o Picos saiu na frente, quase venceu a partida, mas cedeu o empate ao Altos, pelo Campeonato Piauiense. Após sair vencendo com um gol de Rafael Araújo, aos 36 minutos, o Altos conseguiu igualar o jogo aos 49 do segundo tempo, com Matheus. O empate mantém vivas as chances do Zangão de se livrar do rebaixamento, mas a situação da equipe fica mais complicada.

Altos e Picos empataram em 1 a 1 pelo Estadual - (Samuel Pereira/Altos) Samuel Pereira/Altos
Altos e Picos empataram em 1 a 1 pelo Estadual

O Picos fica com apenas 2 pontos, e precisará vencer os dois jogos da segunda fase e torcer para uma combinação de resultados, para não ser rebaixado. Já o Altos é o vice líder do grupo A. O líder é o River, que até saiu na frente em cobrança de pênalti de Crislan, aos 19 minutos no primeiro tempo. Mas a vantagem duraria pouco. Aos 28, foi a vez do Colorado empatar, também de pênalti, com Eddy. Mesmo assim, o Galo manteve a primeira posição do grupo.

Com os dois resultados deste sábado (17) , o River terminou na liderança do Grupo A com 13 pontos, seguido pelo Altos, com 11, na sequência vem o 4 de Julho com sete e, na lanterna, o Picos, com dois pontos.

Dois jogos fecham a última rodada da primeira fase hoje (18)

Domingo (18)

Corisabbá x Parnahyba – 16h, no Tibério Nunes, em Floriano;

Oeirense x Fluminense-PI – 16h, no Gerson Campos, em Oeiras.

Formato de disputa do Estadual

formato do Campeonato Piauiense 2024 determina a divisão dos oito clubes em dois grupos de quatro participantes. A composição das chaves foi realizada conforme a posição na tabela de classificação da Série A de 2023. Cada grupo joga entre si em partidas de ida e volta, totalizando seis confrontos para cada equipe na fase inicial.

 

Na segunda fase, os grupos se cruzam em sistema eliminatório (mata-mata), com jogos de ida e volta. Os vencedores de cada duelo garantem vaga nas semifinais, disputadas em dois confrontos, também em casa e fora. Quem avançar se enfrenta na grande final, igualmente com partidas de ida e volta.

Campeão e vice se classificam para a Série D do Brasileirão e a Copa do Brasil de 2025; o vencedor obtém vaga ainda na fase de grupos da Copa do Nordeste do próximo ano.