O projeto de lei que garante reajuste ao piso salarial dos professores auxiliares de 40 horas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi aprovado nesta quarta-feira, (26), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A expectativa é que o governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancione o mais rápido possível, já que se trata de um projeto enviado por ele mesmo ao parlamento.
A proposta é que o piso salarial dos professores da UESPI seja o mesmo piso aplicado aos professores da educação básica. A matéria teve mediação do Tribunal de Justiça e estabelece que o professor auxiliar de 40 horas passe a receber, no mínimo, R$4.630.
O deputado Francisco Limma (PT), que já havia relatado a matéria na Comissão de Constituição e Justiça, acredita que este projeto de lei contou com o alinhamento dos três pilares interessados.
“Foi assegurado por lei, dentro de um entendimento envolvendo o Judiciário, o Executivo e a própria categoria de professores. Esse entendimento o governo mandou aqui para a Assembleia e hoje foi aprovado no Plenário e deverá, nas próximas horas, ser sancionado pelo Governador Rafael Fonteles”, destacou.
Para Francisco Limma, o professor da UESPI não deve receber um piso inferior ao professor da educação básica.
“Se por algum motivo, o professor da UESPI estiver recebendo um valor salarial menor, ele se equipara. Nós queremos, na verdade, que os professores universitários recebam até mais”, garantiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.