Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rede de proteção às mulheres mantém atendimento 24h durante festividades

As mulheres piauienses ainda podem contar com o Protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’ e o Ligue 180, canal nacional de Atendimento à Mulher.

25/12/2024 às 08h49

25/12/2024 às 08h49

A violência contra as mulheres não cessa durante o período festivo. No Piauí, a Rede de Proteção às Mulheres do Estado do Piauí, que inclui delegacias especializadas, centros de acolhimento e linhas de atendimento, continuará funcionando 24 horas por dia durante as festividades de final de ano. O objetivo é garantir suporte integral e imediato a mulheres em situação de violência.

Rede de proteção às mulheres mantém atendimento 24h durante festividades - (Divulgação/PM) Divulgação/PM
Rede de proteção às mulheres mantém atendimento 24h durante festividades

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, reforça a importância de buscar ajuda nesses momentos. Segundo ela, o Estado estará disponível por meio de serviços como o telefone “Ei, mermã, não se cale” e outros canais de suporte. “Que a mulher possa procurar ajuda sempre que necessário. O Estado estará 24h disponível para atender a mulher em situação de violência através do número ‘Ei, mermã, não se cale’ e demais canais de ajuda. Não hesite em ligar e pedir ajuda”, explica.

A gerente de enfrentamento à violência contra as Mulheres e ouvidora da Sempi, Roberta Mara, destaca a necessidade de enfrentar a violência por meio dos canais de ajuda, ainda mais durante as festividades, período em que os casos de violência se agravam. “Violência não é normal e deve ser enfrentada. No Piauí, as mulheres podem contar com a ouvidoria das mulheres que possuem canais para atender essas mulheres em situação de violência”. Ela também ressalta que o apoio psicológico e jurídico está disponível para todas as vítimas que se encontram em Teresina, por meio da Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida Roraima, 2563 – Aeroporto, Teresina – PI, 64007-150. 

No caso das mulheres que residem em municípios do estado, podem buscar ajuda por meio do CRAS, CREAS, UBS, Grupamento de Polícia Militar, DEAMGV ou Delegacia de Polícia. 

A Secretaria das Mulheres estará com a Ouvidoria das Mulheres em pelo funcionamento durante as datas festivas. Através do Telefone/WhatsApp (86) 99432-6900, a mulher pode buscar atendimento humanizado e acolhedor, especialmente para realizar denúncias de violência e preconceito. 

Rede de proteção às mulheres mantém atendimento 24h durante festividades - (Reprodução) Reprodução
Rede de proteção às mulheres mantém atendimento 24h durante festividades

Outros canais de ajuda com funcionamento 24h

As mulheres piauienses ainda podem contar com o Protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’ e o Ligue 180, canal nacional de Atendimento à Mulher. 

  • Protocolo “Ei, mermã, não se cale” 0800 000 1673
  • Canal de Atendimento à Mulher – Ligue 180

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da SEMPI