Os quatro semifinalistas do Campeonato Piauiense 2024 foram definidos após o fim dos jogos de ida da segunda fase do Estadual, que ocorreram no último fim de semana. River, Oeirense, Altos e Parnahyba estão classificados às semifinais do Estadual. Os jogos de volta vão definir a ordem da classificação geral para que os duelos da próxima fase sejam definidos.
O River assegurou a primeira posição após vencer o Corisabbá por 2 a 1. O Galo é seguido de perto pelo Oeirense que também venceu por 3 a 1 o Picos e possui os mesmos 16 pontos, ficando atrás do River apenas no saldo de gols. O Altos venceu bem o Fluminense-PI por 3 a 0 e também garantiu vaga nas semi do Estadual.
Já o Parnahyba ficou no empate com o 4 de Julho, resultado que foi suficiente para dar ao Tubarão do litoral a quarta vaga para a próxima fase. Fluminense-PI e 4 de Julho não se classificaram à próxima fase, mas permaneceram na elite do futebol piauiense.
Picos e Corisabbá rebaixados à Série B
O iminente rebaixamento do Picos e do Corisabbá se confirmou neste fim de semana. As duas equipes tiveram as piores campanhas após não conquistarem nenhuma vitória em sete jogos. A Águia de Floriano conquistou apenas um ponto em toda a competição. O Zangão fez apenas dois pontos. Ambos vão disputar a Série B em 2025.
Confira a classificação geral do Estadual:
- River - 16 pts.
- Oeirense - 16 pts.
- Altos - 14 pts.
- Parnahyba - 12 pts.
- Fluminense-PI - 8 pts.
- 4 de Julho - 8 pts.
- Picos - 2 pts.
- Corisabbá - 2 pt.
Jogos de volta da Segunda fase:
- River x Corisabbá, às 16h, no estádio Lindolfo Monteiro;
- Oeirense x Picos, às 16h, no estádio Gerson Campos;
- Parnahyba x 4 de Julho, às 17h, no estádio Pedro Alelaf;
- Altos x Fluminense-PI, no Lindolfo Monteiro (data do duelo deverá ser definida pela FFP);
Na segunda fase, duelos não são eliminatórios
Na segunda fase, os dois grupos se enfrentam, em jogos de ida e volta. O primeiro lugar do grupo A enfrenta o quarto lugar do grupo B, o terceiro enfrenta o segundo, e assim sucessivamente. As partidas serão em ida e volta e não são eliminatórias. Na classificação final, as quatro melhores avançam para as semifinais.
Os vencedores de cada duelo garantem vaga nas semifinais, disputadas em dois confrontos, também em casa e fora. Quem avançar se enfrenta na grande final, igualmente com partidas de ida e volta. Campeão e vice se classificam para a Série D do Brasileirão e a Copa do Brasil de 2025; o vencedor obtém vaga ainda na fase de grupos da Copa do Nordeste do próximo ano.