Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TRE-PI realiza teste de integridade em urnas com biometria durante as Eleições 2024

Os testes servem para comprovar a segurança das urnas eletrônicas, contando com o apoio do próprio eleitor para corroborar com isso

06/10/2024 às 13h14

Durante o pleito municipal de 2024, neste domingo (06), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) realiza o primeiro teste de integridade com biometria nas urnas eletrônicas. No teste, são avaliados a segurança e o perfeito funcionamento do aparelho.

Utilizando eleitores voluntários, o teste de integridade é realizado em dois locais distintos de Teresina. No primeiro, que acontece em um dos colégios utilizados para a votação, o eleitor é convidado a votar em uma urna que simula o processo eleitoral. No segundo, 20 urnas serão sorteadas para serem conferidas no Iate Clube.

Teste de integridade em urnas eletrônicas realizado pelo TRE-PI - (Victor Costa / O DIA) Victor Costa / O DIA
Teste de integridade em urnas eletrônicas realizado pelo TRE-PI

Segundo a juíza Elvira Pitombeira, Presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, os testes servem para comprovar a segurança das urnas eletrônicas, contando com o apoio do próprio eleitor para corroborar com isso.

"Nesse processo, o eleitor vota normalmente na sua seção eleitoral e, depois que ele vota, de posse do seu comprovante, ele é convidado a participar desse teste de integridade. Depois disso, ele pode observar o procedimento que é auditado para que eles possam confiar no trabalho que é desenvolvido pelas urnas eletrônicas.

É importante salientar que o teste de integridade não tem ligação direta com a votação do pleito municipal. Os votos não são computados para nenhum candidato que concorre aos cargos públicos nesta eleição.

"São duas seções de biometrias que foram escolhidas para a realização desse teste de integridade. Não tem nada a ver com a outra votação, que funciona normalmente. A gente convida os eleitores e eles comparassem dependendo da própria vontade", disse a magistrada.

As urnas eletrônicas são seguras, confiáveis, e a cada eleição que passa a gente vai confirmando mais. Nós do Brasil somos felizardos por termos a votação mais segura que existe.

Elvira Pitombeira Presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.