O Piauí terá seu primeiro curso de Mestrado Acadêmico em Economia. Isso porque a UFPI (Universidade Federal do Piauí) aprovou, em um feito inédito, a primeira pós-graduação em stricto sensu na área da Economia em nível de mestrado. Com a criação do mestrado, o Piauí poderá expandir o estudo na Economia para um patamar de maior produção científica.
Para o Mestrado Acadêmico em Economia, a UFPI ofertará 11 vagas. As atividades do programa estão previstas para iniciar já no primeiro semestre letivo de 2025.
A pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira, explica que o que motivou a abertura do Mestrado em Economia foi a demanda por profissionais da área com esse nível de qualificação e com potencial para realização de pesquisas de impacto na sociedade.
“Não possuímos nenhuma pós-graduação em Economia em 40 anos de curso na UFPI, então é uma conquista importante, um marco para a área e para a nossa universidade. Os profissionais da Economia no Piauí se limitavam ao conhecimento técnico, em detrimento da pesquisa. Com esse programa, iremos resolver essa lacuna e atender a diversas demandas em nosso Estado nessa área”, pontuou Regilda.
LEIA TAMBÉM
Processo seletivo
O edital para seleção dos alunos que formarão a primeira turma do Mestrado em Economia do Piauí foi autorizado neste mês de julho pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). O processo seletivo terá início a partir do segundo semestre, ainda sem uma data definida.
Para o coordenador da proposta do Mestrado em Economia, professor Juliano Vargas, o mestrado acadêmico garantirá a qualificação profissional de economistas graduado tanto para o serviço público quanto para o serviço privado.
“Importante ressaltar que o Mestrado em Economia da UFPI terá enfoque integrativo e complementar à graduação em Ciências Econômicas, com foco na formação em economia regional e avaliação de políticas públicas, bem como em conhecimentos de métodos aplicados à realidade regional, o que certamente impactará positivamente o desenvolvimento do Piauí", destacou o professor.
LEIA TAMBÉM
Linhas de pesquisa
No Mestrado Acadêmico em Economia serão desenvolvidas pesquisas em duas linhas principais: Economia Aplicada ao Desenvolvimento Econômico (EADes) e Desenvolvimento Socioeconômico (DSEco). Na primeira serão realizados estudos sobre teorias, métodos e análises do desenvolvimento e avaliação de políticas públicas nas dinâmicas regionais. A segunda tratará do desenvolvimento com foco na inclusão e sustentabilidade, tanto em níveos teóricos quanto práticos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.