Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vara de Delitos e Organizações Criminosas passará a funcionar no Piauí

O novo polo regional está localizado na avenida João XXIII, zona leste de Teresina

28/06/2024 às 13h33

28/06/2024 às 13h39

Nesta sexta-feira (28), o Piauí recebe novas instalações da Central de Inquéritos e Audiência de Custódia em Teresina. A nova estrutura contará também com a Central Regional de Inquéritos 2 da Capital.

Com a iniciativa de integrar o quadro do processo legal e judiciário do Piauí, esse polo regional está localizado na avenida João XXIII, nº 4651D, bairro Uruguai e contará com a atuação da Vara de Delitos e Organizações Criminosas com abrangência estadual e exclusiva para processas e julgar processos relacionados ao crime organizado.

Central de Inquéritos e Audiência de Custódia inaugurada em Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Central de Inquéritos e Audiência de Custódia inaugurada em Teresina

Presente na solenidade de inauguração, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, enfatiza a relevância da nova estrutura ao estado. “Ela é uma vara especial porque são processos muito complexos. É preciso entender essa hierarquia de quem manda, quem executa, quem é o financeiro. Então uma vara normal com muitos processos não vai dar atenção a esses processos como deveria”, afirma.

Chico Lucas, secretário de Segurança do Piauí - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Chico Lucas, secretário de Segurança do Piauí

Com o intuito de despersonalizar o trabalho jurídico, esse setor contará com a atuação de três juízes em conjunto com o Departamento de Repressão às Ações Criminosas (DRACO) e o Ministério Público do Piauí (MPPI).

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida, deu detalhes de como funcionará a nova estrutura judiciária do Piauí. “Aqui todos os crimes que ocorrerem dentro da área da circunscrição da nossa comarca serão apresentados aqui e receberão um atendimento interinstitucional com profissionais como psicólogos e assistentes sociais. Os casos que forem de polícia serão terão a prisão homologada e os que forem de saúde pública serão encaminhados para um tratamento de saúde”, explica.

____________________________


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.