Em meio à temporada de compras escolares em Teresina, pais e responsáveis enfrentam dificuldades na hora pesquisar e comparar preços no mercado. A busca por materiais escolares, muitas vezes, se torna uma empreitada complexa, por causa da diversidade de itens e a variação de preços em diferentes estabelecimentos, o que pode resultar em um processo demorado e, por vezes, frustrante. Nesse cenário, a preocupação em encontrar opções acessíveis e de qualidade se destaca, tornando a experiência de preparação para o ano letivo uma jornada que vai além da mera aquisição de produtos.
Pensando nessa dificuldade, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor no Piauí (Procon Piauí) lançou o ‘Painel de Pesquisa de Preços – Volta Às Aulas’. Nele, pais e responsáveis vão poder comparar os preços de mercado quando forem adquirir os produtos.
A coleta de dados, que foi realizada pelo Ministério Público do Piauí nos dias 09, 10 e 11 de janeiro deste ano, aconteceu em livrarias, papelarias e lojas do segmento escolar espalhadas em todas as zonas da capital. Com a ferramenta, os consumidores poderão conferir preços de itens como cadernos, canetas, cola de papel, mochilas, dentre outros. A plataforma também disponibiliza o nome das empresas onde os produtos estão sendo ofertados, incluindo a região, e ajuda ainda na denúncia de possíveis abusos com alterações injustificadas dos preços.
O MPPI informa ainda que quando a população detectar irregularidades, tem a oportunidade de realizar uma denúncia pelo e-mail [email protected]. Essa iniciativa visa fortalecer a atuação do Procon, permitindo que o consumidor desempenhe um papel na fiscalização e proteção de seus direitos.
A facilidade de anexar fotos e vídeos a ação proporciona um meio mais eficaz de documentar possíveis abusos, fornecendo evidências que podem ser cruciais para uma investigação mais precisa e rápida.