O Ministro Wellington Dias revelou na manhã desta segunda (05) que através dos programas sociais a pasta injetará mais de R$ 5 bilhões na economia do Piauí em 2024. A revelação do gestor foi feita durante a abertura do ano legislativo na Assembleia. O ministro rebateu também criticas após a confirmação da saída de 1,7 milhão de famílias do programa Bolsa Família e revelou que os beneficiários só saem “para cima” do projeto.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a revisão cadastral do Bolsa Família, em 2023, levou à exclusão de 1,7 milhão de famílias unipessoais que recebiam o benefício de forma irregular. O ministério através de nota revelou que “Famílias unipessoais” são formadas por uma única pessoa. Esse tipo de família pode receber o Bolsa Família, mas o beneficiário não pode dividir a casa com outras pessoas.
Conforme a nota do governo federal, em dezembro de 2022, 5,88 milhões de famílias unipessoais recebiam o pagamento. Ao final do ano passado, após a revisão, o total caiu para 4,15 milhões.
Wellington dias rebateu as críticas ao programa.
“Depois que entra na rede de proteção a grande mudança é que não sai mais, só sai para cima. Mesmo quando ultrapassa esse valor de renda, fruto do trabalho, ele recebe o do salário e a metade com o Bolsa Família. Somente quando a renda per capta ultrapassa metade de um salário mínimo é que ele sai do Bolsa Família, mas não sai do cadastro único, a gente fica acompanhando, se perder um emprego, se cair a renda a gente inclui novamente no programa”, afirmou
O ministro fez uma projeção da atuação do programa Bolsa Família no Piauí e destacou o valor bilionário que será adicionado na economia estadual.