Um momento de troca, aprendizado e encontro de gerações. Para celebrar a data alusiva ao Dia do Artista Plástico, comemorado dia 8 de maio, as crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) de Teresina receberam o artista plástico piauiense Nonato Oliveira, que realizou uma oficina de pintura e participou de um bate-papo cheio de curiosidade.
Na ação, que faz parte do projeto “Criança: Futuro no Presente”, as crianças e adolescentes puderam conhecer mais sobre o pintor, sua trajetória de vida e as inspirações para criar suas obras. Os pequenos também receberam dicas do artista e mostraram os desenhos feitos em sua homenagem.
Em seu desenho, Ingrid Fernanda (11) usou o tom amarelo para pintar os rostos, assim como Nonato Oliveira. Mas ela foi além, e se inspirou em outro elemento muito marcante da nossa Teresina: o pôr do sol. A menina conta que a pintura sempre esteve presente em sua vida, especialmente por lhe proporcionar sensações satisfatórias.
“Quando eu vou para a casa da minha avó, vejo o pôr do sol, então quis colocar no meu desenho. Escolhi fazer uma mulher e uma criança porque gosto dessa junção de duas pessoas. Na outra tela eu pintei o céu de azul, como se o estivesse chuvoso, e também representei o vento. Eu gosto de pintar desde pequena. Isso me deixa calma e foi o jeito que encontrei para me tranquilizar, me inspirando na natureza e nas pessoas”, disse.
Caio Gomes (12) cita que já tinha visto as obras de Nonato Oliveira em diversos pontos da cidade, mas não o conhecia pessoalmente o que, segundo ele, foi uma grande alegria. O menino comenta que seu desenho foi inspirado nas obras do artista, como forma de homenageá-lo. “Já vi as obras dele no centro e no shopping, e são muito bonitas. Me inspirei no Nonato e escolhi as cores favoritas dele para pintar meu desenho”, acrescenta.
Fabiany Albuquerque (12) fez um desenho muito simbólico e representativo: ela escolheu desenhar o rosto de Nonato Oliveira. “Decidi escolher o ele [Nonato] porque queria fazer uma homenagem, e pintei com as cores que ele mais gosta”, falou a menina.
A gestora administrativa da LBV em Teresina, Darina Serra, explica que esse tipo de atividade é muito importante para o aprendizado das crianças, além de proporcionar um momento de convivência com outras pessoas. “A arte é importante para o corpo, para a mente e para a alma, e durante nossas oficinas o educador social aspectos como a concentração e a disciplinada. Com essa atividade, também temos a oportunidade de despertar nas crianças a importância da arte e da cultura”, destaca.
O artista plástico Nonato Oliveira enfatiza a satisfação em ministrar oficinas de pintura, especialmente para as crianças. Ele falou ainda de suas obras e comentou que o Piauí tem muitas riquezas, vindo desses elementos suas inspirações.
“Já fui em mais de 30 escolas para dar aulas de pintura para crianças e adolescentes, porque gosto do jeito de criar delas. Esse contato com a arte, com o esporte e outras atividades é importante para o aprendizado e para que eles não fiquem nas ruas fazendo o que não devem.
Modesto, ele conta que não se considera um artista famoso. “Famoso, para mim, é Portinari e Picasso. Eu sou um piauiense comum, mas agradeço de coração o carinho de cada um que gosta de mim. E minha inspiração vem da beleza do povo piauiense, do folclore e da nossa cultura popular”, concluiu Nonato Oliveira.