Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia das Crianças aquece comércio em Teresina e vendas devem superar as de 2023

Centro comercial da capital aposta nos clientes tradicionais para concorrer com os shoppings e com as vendas on line; problemas no transporte público são desafio para lojistas.

11/10/2024 às 10h32

Terceira maior data comercial do país, atrás apenas do Dia das Mães e do Natal, o Dia das Crianças deve movimentar este ano R$9,35 bilhões em todo o país. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que apontam um crescimento de 2,6% em relação à mesma data comemorativa de 2023. Em Teresina, os lojistas vivem a expectativa da alta e já percebem aumento no fluxo de clientes na busca do presente para os pequenos.

Dia das Crianças aquece comércio em Teresina e vendas devem superar as de 2023. - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Dia das Crianças aquece comércio em Teresina e vendas devem superar as de 2023.

Os brinquedos, roupas e calçados são os principais itens das listas de compras que devem puxar a alta. De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), Tertulino Passos, o comércio local também deve apresentar um bom crescimento, refletindo o atual momento da economia e a busca por itens de vestuário para as crianças.

Vendas do Dia das Crianças aquecem comércio em Teresina. - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Vendas do Dia das Crianças aquecem comércio em Teresina.

Os pais, que são os que realmente têm o poder aquisitivo, buscam cada vez mais presentes no setor de roupas e calçados. Vestir bem a criança tem se tornado uma prioridade para eles. Mas os brinquedos e equipamentos eletroeletrônicos também têm seu espaço garantido, com boas opções para meninas e meninos de várias idades

Tertulino PassosPresidente - Sindilojas

O aumento no fluxo de clientes já está sendo sentido pela empresária Neide Eliotério, que há 33 anos possui um armarinho dedicado somente aos produtos para o público infantil. “A gente está com expectativa de melhora. Pelo menos se empatar (com o ano passado) está bom demais”, brinca a empresária.

“Estamos bem preparados. E eu já estou sentindo que o comércio está melhor do que o ano passado. A gente já sente, sabe. Esses dias que antecedem a gente tem notado que o comércio realmente deu uma esquentada mesmo, uma melhorada. Então eu acredito que vai ser melhor do que o ano passado”, projeta Neide.

Neide Eliotério, empresária. - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Neide Eliotério, empresária.

Consumidores preferem lojas presenciais para comprar os presentes de Dia das Crianças

A plataforma Gente aponta que 74% dos brasileiros pretendem comprar o presente para o Dia das Crianças em lojas físicas, enquanto 64% tem a intenção de comprar de forma virtual. Tertulino destaca que o comércio presencial oferece vantagens ao consumidor, principalmente em compras próximas a datas comemorativas. “Nas lojas do comércio local, o cliente pode testar, provar, conferir a qualidade do produto e ainda levar no mesmo dia. Dependendo do estabelecimento, é possível até mesmo negociar valores e obter bons descontos, coisa que não é tão fácil de se obter no comércio on-line”, apontou.

Às vésperas da data, a reportagem de O Dia foi ao centro comercial e constatou a presença de muitos pais e crianças escolhendo e testando presentes de Dia das Crianças. E cada um escolheu um presente conforme a escolha dos pequenos e também de acordo com o que cabe no bolso. Vivian Pessoa, mãe das gêmeas Bárbara e Débora, ambas de 7 anos, atendeu ao pedido das pequenas e deu bonecas e ainda uma viagem ao litoral em comemoração à data.

“Elas me pediram uma boneca e uma viagem para a praia. Disseram que esse ano queriam passar o dia das crianças na praia. Aí a gente organizou e a gente vai estar se deslocando amanhã. O preço da boneca eu achei caro, porque a boneca foi específica, é uma boneca nova, então eu achei caro. Inclusive pesquisei pela internet e está o mesmo preço da loja. E a viagem, como a gente já vinha organizando com antecedência, nos organizamos, nos programamos, dividimos entre a família e não ficou tão cara”, explicou Vivian.

Vivian Pessoa com o marido e as duas filhas gêmeas Bárbara e Débora - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Vivian Pessoa com o marido e as duas filhas gêmeas Bárbara e Débora

Já dona Otacília foi mais econômica no presente e gastou menos de R$ 10 com o presente. Mas não deixou de levar o que a neta queria. “Eu achei mais barato. Estou levando uma bolinha de 8 reais para a minha neta, porque ela gosta de bola, né? Dei uma pesquisada antes e isso ajudou”, revelou a dona de casa.

Dona Otacília pesquisou e levou para casa presente em conta. - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Dona Otacília pesquisou e levou para casa presente em conta.

E a Adelina Corrêa, que não vai dar presente para os filhos! Mas calma! É que ela fez um combinado: como as crianças estavam de aniversário em setembro, a cabelereira pediu para que os pequenos escolhessem uma das duas datas para receber presente. “O presente dela já foi dado o mês passado, fizemos uma combinação e então deu tudo certo. Era aniversário e a gente já organizou tudo, já fizemos a festinha delas e deu tudo certo. (Dar presente) todo mês não dá, porque o negócio tá apertado mesmo e tá apertado pra todo mundo, né?”, brincou.

Melhorias no transporte público continuam sendo reivindicações dos lojistas do Centro

A empresária Neide Eliotério afirmou que as vendas dos lojistas poderiam ser ainda mais altas, se não fossem as dificuldades do transporte público. A falta de ônibus é um dos grandes desafios de quem trabalha no centro comercial. “Nosso maior problema aqui é os ônibus. A gente tira pelas meninas que trabalham aqui, a dificuldade que elas têm de chegar aqui. Um fornecedor nosso aqui mesmo de Teresina disse: ‘Dona Neide, se eu for não tem ônibus, eu vou tirar quatro, cinco horas para chegar em casa de volta, está muito difícil’. Nossos clientes precisam de ônibus para se deslocarem ao centro”, lembrou a empresária

Melhorias no transporte público continuam sendo reivindicações dos lojistas do Centro - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Melhorias no transporte público continuam sendo reivindicações dos lojistas do Centro

Lojas estarão abertas no feriado

O Sindilojas/PI informa que, durante o feriado deste sábado (12), as lojas do Centro e bairros de Teresina estarão abertas em regime de 6h corridas, com pagamento de 100% das horas extras aos colaboradores. As lojas dos shoppings também estão autorizadas a funcionar normalmente, sob o mesmo regime de pagamento.

 

Para mais informações basta acessar a Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025 no site: sindilojaspiaui.com.br/convencoes-coletivas


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.