Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

É necessário trazer vida para o Centro de Teresina, diz pré-candidato Santiago Belizário

Ele argumentou que, apesar da região ser o ponto central da cidade quanto a assuntos mercadológicos e econômicos, a ocupação do Centro pela população caminha em sentido inverso.

31/05/2024 às 15h54

31/05/2024 às 15h54

Santiago Belizário, historiador e pré-candidato a prefeito de Teresina pelo Unidade Popular (UP), afirma que a capital precisa de políticas públicas emergenciais quanto a revitalização do Centro da cidade. Nesta sexta-feira (31), em entrevista ao quadro GestãoTHE, do O Dia News, na O Dia TV, ele argumentou que, apesar da região ser o ponto central da cidade quanto a assuntos mercadológicos e econômicos, a ocupação do Centro pela população caminha em sentido inverso.

“Hoje temos problemas gravíssimos em relação à habitação. Estimasse que Teresina tenha 35 mil famílias hoje que não tenham acesso à moradia. A situação na periferia é gritante, mas quando você anda pelo Centro da cidade, além dos imóveis vazios, você vê uma cidade extremamente suja. Para uma cidade que já foi conhecida como a mais verde e limpa, hoje vivemos um cenário de abandono”, disse Santiago Belizário.

É necessário trazer vida para o Centro de Teresina, diz pré-candidato Santiago Belizário - (Sthefany Cavalcante / O DIA) Sthefany Cavalcante / O DIA
É necessário trazer vida para o Centro de Teresina, diz pré-candidato Santiago Belizário

O historiador elencou alguns fatores cruciais quanto a tomada de decisão para que o local volte a ser mais frequentado pela população. Para ele, as discussões sobre revitalização da região podem ter como pontapé inicial o fomento ao setor artístico e cultural da cidade.

A revitalização do Centro só pode ocorrer de forma efetiva se ela conseguir ocasionar alguns eixos. Para nós o eixo da cultura vai ser fundamental, inclusive de uma política de incentivo a cultura mais permanente que consiga trazer vida para o Centro da cidade

Santiago BelizárioPré-candidato a prefeito de Teresina

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que houve uma redução significativa do número de pessoas que residem no Centro de Teresina entre 2010 e 2022, ano de realização do último Censo. Em 2010, o Centro tinha 118.923 habitantes, mas esse número diminui para 95.857 em 2022. Isso representa uma redução de 19,4% no período pesquisado, com 23.066 pessoas deixando a região.

Pré-candidato participou do quadro GestãoTHE, no O Dia News, da O Dia TV - (Sthefany Cavalcante / O DIA) Sthefany Cavalcante / O DIA
Pré-candidato participou do quadro GestãoTHE, no O Dia News, da O Dia TV

O pré-candidato destacou que a “diáspora” populacional na região se deu em razão de não haverem, com o passar dos anos, incentivos governamentais na localidade voltadas para a população central da capital.

“Com certeza a habitação ela é fundamental, porque, inclusive, tem mapeamentos públicos que não cumprem com a função social que podem ser revestidas em moradias populares, pois a legislação já permite isso. Falta de fato a vontade de fazer, de implementar, de conseguir os recursos necessários e transformar esses prédios hoje vazios que não cumprem com a função social em moradia. É necessário reverter esse sinal de abandono que existe no Centro da nossa cidade”, relatou.

População em situação de rua

Na ocasião, o pré-candidato fez uma avaliação acerca dos moradores em situação de rua que habitam o Centro da capital que, segundo ele, ficou mais agravada com a pandemia de Covid-19.“Teresina teve um aumento da população em situação de rua que aumentou 300%. Não se vê políticas públicas voltadas onde o debate central seja a cidade”, explica.

Belizário finalizou destacando que a população em situação de rua precisa ser melhor assistida pelo Poder Público teresinense, para que dessa forma a situação possa ser revertida.

“Nesse cenário não se discutiu, por exemplo, ampliação ou reformas dos restaurantes populares, não se viu um governo preocupado em ter um plano, mesmo que emergencial, voltadas para ajudar essa população em situação de rua. Nisso não teve nenhuma política de fato para ajudar a população, onde ficam a mercê do Governo Federal e posteriormente de colocar a população mais pobre para as periferias da cidade”, finalizou.

Clique aqui e assista à entrevista na íntegra

GestãoTHE

As eleições municipais deste ano acontecem somente em outubro, mas antes de exercer o direito ao voto, é preciso estar bem informado sobre o que planejam os candidatos para melhorar a vida da população. É pensando nisso que O Dia TV exibe entre os dias 27 de maio e 4 de julho, sempre às 14h no canal 9.1, o Gestão THE.

O Gestão THE é uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Teresina que será exibida diariamente e por uma semana dentro do O Dia News. Conduzido pelo apresentador Douglas Cordeiro e pelo time de jornalistas de Política do Sistema O Dia, o Gestão THE é o espaço onde os pré-candidatos discutirão os problemas da cidade e apresentarão suas soluções.