Nesta terça-feira (30) mais dois partidos devem homologar candidatos a prefeito de Teresina nas eleições municipais de outubro: o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vão realizar as convenções partidárias na noite de hoje. A definição ocorre a poucos dias do fim do prazo para a realização das convenções, previsto para o dia 5 de agosto.
A convenção partidária do PSTU será realizada a partir das 18h, no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina (CMT), e deve homologar as candidaturas da chapa majoritária formada pelo pré-candidato a prefeito de Teresina, Geraldo Carvalho e do pré-candidato a vice, Gervásio Santos. Além das chapas proporcionais, os pré-candidatos a vereadores: Daniel Solon (PSTU) e Yara Ferry (PSTU) também passarão pela consulta do partido.
Quase no mesmo horário, às 18h30, será realizada a convenção partidária do PSOL no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), localizado na Avenida Universitária, bairro Ininga, zona leste da capital. O encontro deve homologar as candidaturas da chapa majoritária da sigla, formada pelo pré-candidato a prefeito, Francinaldo Leão, e da pré-candidata a vice, Maria Lúcia. E ainda, a homologação das candidaturas das chapas proporcionais.
PCO ainda não definiu data para convenção partidária
O Partido das Causas Operárias (PCO) ainda não divulgou a data da convenção do partido. No entanto, a professora Lourdes Melo (PCO) , questionada pelo Portal O Dia se iria se candidatar para estas eleições, respondeu apenas que “sim” e preferiu não dar mais detalhes. Com histórico de participações em eleições municipais e estaduais desde 2006, a professora já havia declarado que pretende ser candidata mais uma vez a prefeita de Teresina.
O PCO, no entanto, é alvo de um pedido de suspensão do Ministério Público Eleitoral porque deixou de prestar contas relativas ao exercício financeiro de 2022. O pedido é do promotor Alexandre Assunção e Silva. O caso está em análise no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
Cinco partidos já homologaram candidatos para eleições de outubro
Ao todo, cinco convenções partidárias oficializaram candidatos a Prefeitura de Teresina.
O candidato Silvio Mendes oficializou sua candidatura junto ao União Brasil, em evento realizado no Atlantic City. Também foi homologada a candidatura de Telsírio Alencar, pelo Mobiliza. O atual chefe do executivo municipal, Dr. Pessoa, teve sua candidaturahomologada no Partido Renovação Democrática (PRD), seguido de Tonny Kerley, candidato do Partido Novo, e Fábio Novo, disputando pelo PT.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.