A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu, na noite desta quinta-feira (24), e decidiu pela manutenção de membros destituídos do diretório municipal da sigla em Teresina. O placar ficou por 12 votos a favor da anulação, quatro para Franzé Silva e uma abstenção.
A decisão vem à tona após o diretório municipal ter substituído 10 dos 45 membros que compõem a diretoria. Nos bastidores, a medida foi vista por apoiadores do pré-candidato e deputado Fábio Novo como uma espécie de “manobra” para o também pré-candidato e colega parlamentar Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Ambos os parlamentares disputam internamente a vaga da legenda para disputar a Prefeitura de Teresina no ano que vem. Com a composição que foi restabelecida ao que era inicialmente, Fábio Novo voltaria com a vantagem dentro do diretório e, assim, Franzé Silva estaria de fora do páreo.
A reunião foi convocada pelos 10 membros destituídos do diretório municipal à executiva estadual. Dessa forma, a direção estadual do PT acatou o recurso impetrado e compreendeu a situação da manifestação e suspendeu a substituição dos membros.
A partir de agora, os afetados pela medida poderão entrar com recurso sobre a nova decisão. A reunião, por sua vez, baseia-se na resolução da executiva nacional que prorrogou os mandatos dos integrantes dos diretórios. Ainda segundo as informações, a direção nacional continuará a acompanhar as discussões internas que ocorrem dentro do diretório municipal do PT em Teresina.
"Status quo" restaurado
Pré-candidato do PT a Prefeitura de Teresina, o deputado Fábio Novo comentou a decisão e revelou que a situação volta a normalidade.