O pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo, tenta colocar em prática a estratégia de que ter um batalhão de candidatos a vereadores ao seu lado deve fazer a diferença na eleição majoritária. São 240 nomes que vão buscar uma vaga no parlamento municipal e estão filiados em partidos aliados do petista. Essa estratégia é idêntica a colocada em prática a cada eleição pelo ex-prefeito Firmino Filho, que sempre incentivou o maior número de pequenas lideranças a serem candidatas como forma de alinhar interesses dos candidatos proporcionais aos seus interesses majoritários. Além disso, com uma votação obtida nas urnas, era mais fácil definir o tamanho do espaço que cada um teria na gestão.
A grande questão envolve, atualmente, a motivação de cada um dos 240 pré-candidatos a levarem em frente o nome do pré-candidato a prefeito. São pessoas que foram convencidas a se filiarem a um partido e fazerem pré-campanha, o que demanda gastos e estrutura, e pelo que a coluna ouviu até agora dos bastidores, há reclamações que as conversas e promessas ainda não se tornaram práticas.
Para dar certo, é preciso que os pré-candidatos a vereadores não façam corpo mole e estejam dispostos a levar o nome do pré-candidato a prefeito por onde andarem. Mas para isso, é necessário ter uma equipe motivada.