Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Faixas exclusivas de ônibus em Teresina serão liberadas para táxis e motos

Medida foi anunciada pelo prefeito eleito, Silvio Mendes e passarão a valer a partir de 02 de janeiro.

16/12/2024 às 12h12

O prefeito de Teresina Silvio Mendes, se reuniu nesta segunda-feira (16) com o futuro superintendente da Strans, Carlos Daniel, para anunciar algumas medidas que serão adotadas no trânsito da capital a partir de 02 de janeiro de 2025. O objetivo é reduzir os índices de acidentes e dar mais segurança a pedestres e condutores. Entre as medidas anunciadas está a liberação das faixas exclusivas de ônibus para táxis e motos.

Faixas exclusivas de ônibus em Teresina serão liberadas para táxis e motos - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Faixas exclusivas de ônibus em Teresina serão liberadas para táxis e motos

O anúncio foi feito pelo próprio prefeito eleito. De acordo com ele, as faixas exclusivas do transporte público coletivo serão liberadas para uso pelos motociclistas e taxistas estando elas ocupadas ou não. O uso pelos carros por aplicativo deve seguir regulamentação a ser aprovada pela Câmara Municipal de Teresina.

Os demais carros poderão ocupar as faixas de ônibus, mas só após passarem pela rua antes de fazerem a conversão. Entre as 23h e as 5h, as multas nos cruzamentos das ruas sinalizadas que em os semáforos estiverem piscando no amarelo deixarão de ser cobradas. No entanto, a velocidade permitida deverá ser observada pelos condutores.

Mas em nem todos os trechos da capital, o sinal piscando em amarelo poderá ser adotado à noite. O futuro superintendente da Strans, Carlos Daniel, diz que serão selecionadas zonas críticas, mas onde a implantação do modelo seja viável e segura. “Não poderemos implantar, por exemplo, no cruzamento da Miguel Rosa com a Joaquim Ribeiro e a Higino Cunha, porque lá são seis entradas. Nem no cruzamento da Frei Serafim com a Miguel Rosa, e nem no da Homero Castelo Branco com a Dom Severino, porque são áreas de muito fluxo, mesmo à noite”, explica.

As faixas dos ciclistas serão exclusivas até as 21h - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
As faixas dos ciclistas serão exclusivas até as 21h

Outro anúncio feito por Silvio Mendes diz respeito a quem se locomove de bicicleta. As faixas dos ciclistas serão exclusivas até as 21h, quando será permitido o estacionamento de carros.

A administração municipal anunciou ainda uma licitação para reformular todas as 590 paradas de ônibus da capital. Também serão licitadas placas com os endereços das ruas e avenidas. Será instalada ainda a sinalização onda verde para facilitar o fluxo de veículos. Essa sinalização é uma sincronização de semáforos, que dá aos condutores que estiverem mantendo velocidade média entre 30 km/h e 50 km/h a probabilidade de seguirem sequências de sinais verdes.

Para garantir o cumprimento das regras que passarão a vigorar, serão instaladas 489 câmeras de trânsito. Estes instrumentos poderão, ainda, regular o tempo dos sinais conforme o fluxo de veículos.

“Vamos buscar trabalhar também em sintonia com as instituições da Segurança, como a PRF, a PM e a Polícia Civil para desenvolver ações preventivas e repressivas aos crimes de trânsito. É um sistema público e financiado pelo dinheiro público, então por isso temos que convidar outros setores, usar da inteligência de ações preventivas para tornar Teresina menos violenta no trânsito”, pontuou Silvio.

Faixas exclusivas de ônibus em Teresina serão liberadas para táxis e motos - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Faixas exclusivas de ônibus em Teresina serão liberadas para táxis e motos

O prefeito eleito disse que vai convocar o secretário estadual de Segurança, Chico Lucas, para uma reunião onde serão discutidos estes pontos. Outra reunião, prevista para acontecer amanhã (17), será com as empresas do transporte urbano de Teresina, o SETUT, para tratar de soluções para o sistema de transporte público da capital. Silvio Mendes fala na necessidade de se atualizar e refazer o plano diretor da cidade.

O prefeito eleito também vai se reunir amanhã (17) com outras entidades como o Sebrae e o Governo do Estado para tratar sobre os projetos de revitalização do Centro de Teresina, que vem sofrendo com o esvaziamento. “Qualquer lugar do mundo tem que ter gente e o Centro deixou de ter gente. Vamos ter que revisar isso encontrar as melhores soluções. Quem quiser contribuir é bem-vindo”, finaliza o prefeito eleito.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.