Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fiéis se reúnem para montagem dos tradicionais tapetes de Corpus Christi

As ruas do centro da cidade foram interditadas e devem permanecer até a passagem da procissão, na noite desta quinta-feira (30).

30/05/2024 às 11h10

30/05/2024 às 11h10

Os tradicionais tapetes de Corpus Christi estão sendo montados nas ruas de Teresina deste a noite desta quarta-feira (29) por dezenas de fiéis que integram as paróquias da capital. Para isso, as ruas do centro da cidade foram interditadas e devem permanecer até a passagem da procissão, na noite desta quinta-feira (30). A solenidade de Corpus Christi é um importante dia litúrgico para a comunidade católica brasileira e acontece 60 dias após a Quinta-feira Santa. A expressão ‘Corpus Christi’ vem do Latim e quer dizer ‘Corpo de Cristo.

“Faz três anos que confeccionamos os tapetes no percurso da procissão e ele dá a dignidade de quem vai passar. Em uma festa, nós sempre vemos o tapete vermelho indicando a importância daqueles que ali passarão e, hoje, é Jesus Cristo da Eucaristia, e esse tapete é confeccionado ao longo de 1.580 metros, saindo da Igreja Catedral até a Igreja São Benedito, envolvendo todas as paróquias de Teresina, iniciando ontem, às 20h e até agora ainda tem algumas paróquias construindo. É uma alegria poder trazer essa mensagem pelo tapete, sendo uma integração entre as paróquias”, destaca o padre Klebert Viana, pároco da Catedral Nossa Senhora das Dores.

Para celebrar este dia, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidirá a Santa Missa Solene às 16h, no Patamar da Igreja Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva. Em seguida, a tradicional Procissão Eucarística segue nas ruas do Centro de Teresina até a Igreja São Benedito.

A história dessa celebração remonta ao século XIII, quando o sacerdote Pedro de Praga, em busca de fortalecer sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia, testemunhou um milagre: a sagrada hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal. Este evento extraordinário levou o Papa Urbano IV a instituir a festa de Corpus Christi em 11 de agosto de 1264, como uma solenidade pública para toda a Igreja. Desde então, essa celebração tornou-se uma manifestação pública de fé no Santíssimo Sacramento, demonstrando amor e devoção ao Corpo e Sangue do Senhor.

Para este ano, a festa terá como tema "Celebrando a fé, vivendo a Iniciação à Vida Cristã", onde os símbolos que serão colocados nos tapetes estão relacionados à Iniciação à Vida Cristã (IVC). “A paz é a mensagem de Jesus à Eucaristia e à sua presença. Este ano, queremos trazer essa mensagem de paz e a iniciação à vida cristã, que é um projeto da Arquidiocese de Teresina, que é a inserção dos católicos na vida da comunidade pela catequese”, destaca o padre Klebert Viana.

Programação

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue De Cristo - Corpus Christi

12h - Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento (Urbi et Eclesia) sobre a cidade e a Igreja, com Repique dos Sinos das 3 Igrejas do Centro de Teresina;

13h - Abertura dos Portões da Praça Saraiva;

15h - Início das Apresentações Culturais;

16h - Santa Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, seguida de Procissão Eucarística até o Adro da Igreja de São Benedito;

18h - Louvores e Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento no Adro da Igreja de São Benedito.

Adoração ao Santíssimo Sacramento com Bênção Eucarística - (Edna Maciel/O DIA TV) Edna Maciel/O DIA TV
Adoração ao Santíssimo Sacramento com Bênção Eucarística

Ruas e temas dos tapetes do Missal Romano

1- Praça Saraiva - Resumo de todo o conteúdo: Catedral, Forania Centro e EJC Norte;

2 - Felix Pacheco - Advento: Paróquia São Paulo e Real Copagre;

3 - Rui Barbosa - Natal: Paróquia Menino Jesus de Praga (Saci);

4 - Rui Barbosa - Quaresma: Comunidade Católica Ore;

5 - Rui Barbosa - Tríduo Pascal: Nossa Senhora de Lourdes;

6 - José dos Santos e Silva - Tempo Pascal: Paróquia São José Operário. (Vila Operária);

7 - José dos Santos e Silva - Tempo Comum (Parte 1): Paróquia N.S. Carmo (Santa Maria da Codipi) e Paróquia N. S. Guadalupe (Pedra Mole);

8 - José dos Santos e Silva - Tempo Comum (Parte 2): Comunidade Católica Resposta e Paróquia Santa Luzia (Promorar);

9 - José dos Santos E Silva - Ordinário da Missa: Fazenda da Paz;

10 - David Caldas - Próprio dos Santos: Fraternidade Maria Mãe de Deus;

11 - David Caldas - Missas dos Comuns: Fraternidade o Caminho;

12 - David Caldas - Missas Rituais: Paróquia N.S. Imaculada Conceição (Morada Nova);

13 - David Caldas - Missas Votivas: Diaconia Santa Teresa D'ávila;

14 - David Caldas - Missas para diversas necessidades: Seminário e Paróquia São Francisco (Dirceu I);

15 - Antonino Freire - Missas pelos fiéis defuntos: Paróquia N. S. da Vitória (Planalto Uruguai);

16 - Antonino Freire - Resumo de todo o conteúdo: Santuário N.S. Paz (Vila Da Paz).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.