Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Futuro secretário da Semam, Aluísio Sampaio, defende revitalização dos rios e resgate da “Cidade Verde”

Em entrevista ao Jornal O Dia News, nesta sexta-feira (15), ele destacou o avanço no saneamento básico da capital e a necessidade de olhar para os rios Parnaíba e Poti.

15/11/2024 às 17h35

O vereador Aluísio Sampaio (PP), escolhido como futuro secretário municipal do Meio Ambiente (Semam) na gestão do prefeito eleito Silvio Mendes (UB) em 2025, destacou a importância dos rios e da sustentabilidade como pilares para a gestão ambiental em Teresina. O futuro gestor já ocupou a mesma pasta entre os anos de 2015 e 2016, durante a gestão do saudoso ex-prefeito Firmino Filho.

Nesta sexta-feira (15), em entrevista ao Jornal O Dia News, da O Dia TV, ele destacou o avanço no saneamento básico da capital e a necessidade de olhar para os rios Parnaíba e Poti no auxílio do desenvolvimento urbano e ambiental.

Futuro secretário da Semam, Aluísio Sampaio, defende revitalização dos rios e resgate da “Cidade Verde” - (Arquivo / O Dia) Arquivo / O Dia
Futuro secretário da Semam, Aluísio Sampaio, defende revitalização dos rios e resgate da “Cidade Verde”

“Na realidade, a água é um dos bens mais preciosos que nós temos aqui e na nossa vida. Então, a medida que o saneamento de Teresina está avançando, e hoje nós já chegamos aí a um patamar de quase 60%, a gente pode sonhar com a verdadeira despoluição dos nossos rios e que Teresina voltar de fato a olhar para os rios e viver e usar esses afluentes, tão importantes até porque a água que a gente bebe vem do rio Parnaíba”, disse.

Aluísio Sampaio citou ainda que será elaborado um diagnóstico da gestão ambiental em Teresina para nortear novas ações a partir de 2025

“Nós vamos buscar fazer um diagnóstico, apresentar para o prefeito esse novo plano de ação para que possamos chegar a apresentando, mudanças que possam impactar na vida das pessoas. Para que a gente possa de fato melhorar o nosso meio ambiente, nossa qualidade de vida, a sustentabilidade na nossa cidade de Teresina”, explicou.

Resgate da Cidade Verde

Segundo o vereador, o ponto central da futura gestão será a recuperação do título de "Cidade Verde", com atenção especial à arborização e preservação da zona rural.

“Vamos olhar para a zona rural de Teresina que é muito extensa, que precisa ter cuidado no seu desmatamento, que a gente precisa preservar. Uma das coisas importantes, Teresina que era uma cidade verde, precisa voltar a ser, e uma das coisas importantes que tem é a nossa arborização. Então, nós vamos fazer várias frentes de trabalho, buscando fortalecer nossa fauna e flora”, ressaltou.

Parque da Cidadania, no Centro de Teresina - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Parque da Cidadania, no Centro de Teresina

No pacote de ações, segundo Aluísio Sampaio, está ainda a requalificação dos parques ambientais de Teresina, utilizados diariamente pelos teresinenses para ações de lazer, turismo e esportes.

“Vamos fazer um diagnóstico de como eles estão, como podemos contribuir, buscando requalificar esses espaços, restaurar, buscando cuidar desses espaços para que a sociedade possa de fato usufruir desse patrimônio que é a da nossa cidade. Precisamos ver o que evoluiu ou regrediu para que possamos e o que podemos fazer realmente para que a gente possa contribuir dentro desse projeto. Teresina precisa ser resgatada e restaurada”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.