Em um mundo onde há 735 milhões de pessoas em situação de fome, um dos principais objetivos do Grupo dos Vinte (G20), um fórum de cooperação econômica internacional, é mitigar esse problema e reduzir a desigualdade social. O combate à fome também é um dos focos do governo brasileiro, que através de programas de transferência de renda, conseguiu retirar o Brasil do Mapa da Fome.
Este ano, o país sedia, pela primeira vez, as reuniões do G20. O fórum, composto pelas maiores economias do mundo, como a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália e Canadá, discute anualmente iniciativas econômicas, políticas e sociais. As reuniões técnicas deverão acontecer em 13 cidades do Brasil, incluindo em Teresina, onde serão definidos os termos finais da Aliança Global contra a fome e a pobreza.
Cerca de 50 delegações internacionais e 160 autoridades estarão presentes na capital do Piauí, no Centro de Convenções de Teresina, entre os dias 22 e 24 de maio. A escolha de Teresina para sediar os encontros do G20 leva em consideração o fato de o Piauí ter sido um dos principais exemplos do combate à fome. Foi em um município do interior do estado chamado Guaribas que o ‘Fome Zero’ foi instituído e mudou a vida de milhares de pessoas.
“O projeto piloto do Fome Zero mostrou a sua eficiência e tivemos a expansão em várias áreas, como na habitação e infraestrutura da cidade. Através do projeto vimos que é possível e viável que políticas públicas feitas de forma reps josabel modifiquem as situações de vulnerabilidade social”, destaca o sociólogo Arnaldo Eugênio.
Em Teresina, a programação do G20 terá início no dia 20 de maio, quando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Piauí abrirão a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Essa reunião abordará propostas que serão apresentadas no G20.
O evento será aberto ao público e à imprensa, com o objetivo de permitir que iniciativas bem-sucedidas contra a insegurança alimentar e a pobreza possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.
As reuniões realizadas neste primeiro momento culminarão na Cúpula de Chefes do Estado e Governo em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
"A partir do dia 20, teremos reuniões com a sociedade civil e entidades que trabalham nesses setores. Essa é a forma de ouvir a população. Do dia 22 ao dia 24, serão realizadas reuniões técnicas. Delegações de vários países participarão dessas reuniões técnicas para pegar essas ideias que vêm do povo e consolidá-las em um texto. Esse texto, ao final do ano, será apresentado como um pacote de propostas, soluções concretas para que os países possam aderir e desenvolver essas políticas que irão reduzir a fome e a pobreza”, explica o Secretário de Governo, Marcelo Noletto.
Confira a programação:
- Dia 20 de maio
Reunião Aberta da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan)
Horário: 8h30 às 10h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)
Inscrições para público geral: neste link
Seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza"
Horário: 10h às 12h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)
Inscrições para público geral: neste link
Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil
Será possível acompanhar apenas a fala do ministro do MDS
Horário: A partir das 14h (sujeito a mudanças)
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)
3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
- Dia 22 de maio
Abertura da reunião - Coletiva de imprensa com Wellington Dias
Horário: 10h30 (sujeito a mudanças)
Local: Centro de Convenções de Teresina
- Dia 24 de maio
Encerramento da reunião - Coletiva de imprensa com Wellington Dias
Horário: 12h30 (sujeito a mudanças)
Local: Centro de Convenções de Teresina
________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.