Todas os atendimentos do SAMU de Teresina a vítimas de ferimento por arma branca, arma de fogo e agressão serão acompanhados pela Guarda Civil Municipal. É isso o que prevê o protocolo de reforço da segurança às equipes de socorro que atuam na capital. Esse protocolo foi definido em reunião ocorrida nesta terça-feira (18) entre a equipe do SAMU e da GCM e vem após o atentado registrado no final de semana a uma ambulância que fazia atendimento no Vamos Ver o Sol.
O SAMU passará a contar, também, com uma viatura da Guarda Municipal única e exclusivamente para fazer o acompanhamento das equipes de plantão. Essa viatura ficará disponível na sede do Serviço de Atendimento e deverá acompanhar as ambulâncias que forem fazer atendimentos em áreas de risco em Teresina. O protocolo, no entanto, não define quais são essas áreas.
Além de acompanhar as equipes do SAMU, os guardas municipais de Teresina passarão por capacitações na área de primeiros socorros e saúde.
Quem também participou do encontro foi o chefe da Coordenadoria de Segurança do Município, Danúbio Carvalho. De acordo com ele, a criação do protocolo visa atender à determinação da Prefeitura, expedida ontem (17) para viabilizar os atendimentos sem oferecer risco aos socorristas. “Queremos justamente dar essa tranquilidade aos agentes socorristas e, para isso, estamos nos alinhando com o SAMU”, afirmou.