O Hospital de Urgências de Teresina (HUT) confirmou nesta manhã a morte cerebral do adolescente de 15 anos que se acidentou ao tentar fugir da Guarda Municipal da Capital. O jovem, que não teve o nome informado, gravava uma live no momento da fuga e acabou caindo da motocicleta, sofrendo politraumatismo. O HUT abriu protocolo de morte encefálica na última sexta (26) e confirmou nesta manhã que o rapaz não possuía mais atividade cerebral.
A morte cerebral ocorre quando há a completa e irreversível perda de todas a funções cerebrais. Os principais critérios para diagnosticar a morte cerebral são não haver sinais de atividade elétrica no cérebro, confirmada por meio de um eletroencefalograma, e a ausência de repostas a estímulos que normalmente provocariam alguma reação.
O paciente apresenta ainda ausência de reflexos cerebrais como, por exemplo, a dilatação da pupila, e perde a capacidade de respirar por conta do próprio mesmo quando a ventilação mecânica é desligada.
No caso do adolescente que deu entrada no HUT após o acidente, o hospital informou que ele estava em estado gravíssimo devido ao quadro de politrauma e que respirava por aparelhos.
LEIA TAMBÉM
Entenda o acidente
O acidente aconteceu quando a Guarda Municipal fazia patrulhamento próximo à Praça do Poty Velho, na zona Norte. Os guardas avistaram dois homens em uma motocicleta sem capacete e tentaram fazer a abordagem, mas eles empreenderam fuga. Durante a perseguição, o piloto perdeu o controle. Ele não chegou a se ferir, mas o garupa caiu e ficou gravemente lesionado.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
A fuga foi registrada nas redes sociais. O adolescente abriu uma live e transmitiu ao vivo para seus seguidores a perseguição policial. De acordo com a Guarda Municipal, os dois ocupantes da moto eram menores de idade e não possuíam habilitação.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.