O presidente do diretório estadual do PSDB no Piauí, Luciano Nunes, confirmou que o atual líder do partido em Teresina, o vereador Edson Melo, será reconduzido ao comando da sigla na próxima segunda. As convenções municipais serão o primeiro passo da renovação da legenda no Brasil. Em outubro ocorrerão às convenções estaduais e em novembro o diretório nacional do PSDB será também renovado.
Os tucanos enfrentam problemas no comando nacional da legenda, Na última terça a juíza Thais Araújo Correia, da 13ª Vara Cível de Brasília, anulou o ato que permitiu ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assumir a presidência do PSDB. O gestor estendeu automaticamente o seu mandato a frente do PSDB no início do ano, ato considerado irregular. Em nota o partido afirmou que a sentença de primeiro grau não produz efeitos imediatos na atual composição partidária.
Luciano explicou o calendário partidário no Piauí.
Já o vereador Edson Melo destacou os desafios que enfrentará no novo mandato que se iniciará.
“É uma rotina, o diretório já está caducando e vamos aproveitar para fazer nossa renovação do diretório municipal. Já estou como presidente há uns três anos e o Luciano insistiu que eu permanecesse para mais um mandato. Nosso desafio é grande, estamos com o partido de certa forma abalado com as últimas derrotas e vamos buscar se recompor e montar uma chapa proporcional”, finalizou.
Unidade por Eduardo Leite
Apesar da instabilidade criada com a decisão judicial, Luciano Nunes revelou que o clima é de união para a manutenção de Eduardo Leite no comando do PSDB.
“Esse pedido de afastamento é do início do ano, quando sequer o partido tinha deflagrado o seu processo de renovação dos diretórios. Ela é extemporânea e não altera em nada estabilidade do quadro. Eu vejo uma unidade muito forte em torno do governador Eduardo leito, existe esse sentimento de unidade”, concluiu.