O governador Rafael Fonteles assinou, na manhã desta quarta-feira (09), duas ordens de serviço autorizando a construção de uma nova linha do Metrô de Teresina e a melhoria de um trecho de quatro quilômetros da linha férrea. A expectativa é que a obra atenda por mês cerca de 100 mil passageiros, além dos que já são beneficiados diariamente pelo transporte ferroviário da capital.
O novo ramal terá 2,5 km e sairá da Estação Boa Esperança em direção ao bairro Colorado, zona sudeste de Teresina, onde será construída uma nova estação, ao lado do campo de futebol. Os outros dois trechos compreendem 3,2 km entre a Estação Boa Esperança até a estação final (Terminal Itararé) do Parque Ideal; e outro de 800 metros entre a Estação Matinha (zona norte) até a Estação Alberto Silva (Centro de Teresina). A estimativa é que obra dure cerca 300 dias e custará cerca de R$ 11 milhões.
O governador comentou a ampliação e anunciou também a revitalização completa do sistema de transporte.
O presidente da Companhia Ferroviária do Piauí, José Augusto Nunes, projetou o aumento no número de passageiros e revelou que a obra trará mais segurança ao sistema.
“As comunidades do bairro Colorado, bairro Frei Damião, Alto da Ressureição, Gurupi, Todos os Santos e adjacências serão atendidos. A perspectiva é que até 4.500 pessoas a mais passem todos os dois pelo sistema. Existe uma demanda muito grande por transporte público em Teresina. O VLT tem qualidade, é confortável e essa intervenção ira propiciar maior segurança e trafegabilidade”, afirmou
Vai aliviar no bolso
O transporte ferroviário se tornou o principal modal para a população da zona Sudeste de Teresina em meio à crise do sistema de transporte coletivo que atingiu a cidade. Com a passagem custando R$ 1 a alternativa deve “aliviar” no bolso dos moradores da região no final do mês, como revela o líder comunitário Edilson da Conceição.
“Essa obra está vindo em um momento muito importante para a nossa comunidade. Em 2017, um grupo de líderes comunitários fez essa reivindicação, agora a gente vê que é uma realidade. É um custo mais barato que vai ajudar muita gente, vai aliviar no bolso no final do mês para nós”, disse o morador da região.