Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Monumento com estátua de Iemanjá é alvo de vandalismo; movimento denuncia intolerância religiosa

Diante do ocorrido, um grupo de sacerdotes foi até o espaço, onde fica localizado o monumento, manifestar repúdio contra o ato de violência

08/06/2024 às 17h25

Menos de dois meses após ser instalado na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, o primeiro monumento com a imagem de Iemanjá negra foi algo de vandalismo neste sábado (08), no qual parte do vidro de proteção da escultura foi quebrado. Apesar do dano, a imagem não sofreu avarias. 

À equipe de reportagem do PortalODIA.com, o líder religioso Rondinelli Santos, conhecido como Pai Rondinelli de Oxum, explicou que um dos membros da religião de matriz africana passou pelo local, no início da manhã deste sábado, e notou que o vidro da imagem havia sido destruído. 

Monumento com estátua de Iemanjá é alvo de vandalismo; movimento denuncia intolerância religiosa - (Reprodução) Reprodução
Monumento com estátua de Iemanjá é alvo de vandalismo; movimento denuncia intolerância religiosa

“Viemos até o local para fazer o reconhecimento dessa área que foi vandalizada. Para nós, isso só afirma, mais uma vez, o quando o Estado do Piauí é intolerante e racista, pelo fato da imagem ser negra, que representa as comunidades tradicionais de matriz africana. Esse é um monumento que traz a verdadeira identidade do nosso povo e da nossa tradição de matriz africana”, destaca.

Diante do ocorrido, um grupo de sacerdotes foi até o espaço, onde fica localizado o monumento, manifestar repúdio contra o ato de violência. Os representantes cobraram do poder público mais segurança para os templos religiosos e tolerância por parte da sociedade.

Monumento com estátua de Iemanjá é alvo de vandalismo; movimento denuncia intolerância religiosa - (Reprodução) Reprodução
Monumento com estátua de Iemanjá é alvo de vandalismo; movimento denuncia intolerância religiosa

Intolerância religiosa é crime. Nós percebemos que o Estado não tem pensado ações de combate à intolerância religiosa. O que estamos vendo aqui não ocorre somente com a nossa religião, também já ocorreram episódios de vandalismo com monumentos da igreja católica, mas, se formos avaliar, os espaços de monumentos sagrados mais atacados são os de religião de matriz africana. Não é à toa que o Piauí é o 4º estado que mais violenta essa religião. De todos os inquéritos dessa natureza cometidos no Estado, nenhum nunca foi solucionado e nunca tivemos um retorno concreto”, pontua Pai Rondinelli de Oxum.

O grupo informou que prestará boletim de ocorrência neste domingo (09) e que buscará os órgãos de segurança do Estado.

NOTA - Povos de Terreiros do Piauí

"O aquário de proteção do monumento de Iemanjá, ponto turístico aqui da Avenida Marechal, foi quebrado por criminosos, por bandidos.

Já acionamos o secretário de Segurança Chico Lucas, vamos prestar BO e acreditamos que o caso vai ser apurado com o rigor necessário.

O ataque a imagem é um ataque a todos os terreiros, a todos os pais, mães e filhos de santo do Piauí. Isso não pode ficar impune.

Além disso, estamos falando de um patrimônio, pois aqui é um ponto turístico de Teresina e essa escultura é uma obra de arte. Ou seja, nem a fé foi respeitada, nem o ponto turístico e muito menos a obra de arte. Foi atacado o povo de Terreiro, o Turismo e Arte Piauiense."

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.