Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Não existe educação de qualidade sem profissionais valorizados”, diz Geraldo Carvalho

Segundo ele, a gestão pública teresinense precisa cumprir com os termos institucionais de valorização do magistério para que o serviço seja prestado em sua plenitude.

29/05/2024 às 15h58

29/05/2024 às 15h58

A educação de Teresina é modelo para outros estados do Brasil. Acumulando diversos prêmios e alunos de destaque no cenário nacional, Teresina é sempre lembrada pelo país afora pela excelência no sistema educacional. Entretanto, o pré-candidato a prefeito de Teresina, Geraldo Carvalho (PSTU), afirma que para haver de fato esse reconhecimento é necessário valorizar, também, os profissionais do magistério que atuam no sistema de educação teresinense.

Para o pré-candidato, que também é doutor em educação, a gestão pública teresinense precisa cumprir com os termos institucionais de valorização do magistério para que o serviço seja prestado em sua plenitude. A entrevista foi concedida ao O Dia nesta quarta-feira (29) no quadro GestãoTHE, no O Dia News, da O Dia TV.

Geraldo Carvalho, pré-candidato a prefeito de Teresina - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Geraldo Carvalho, pré-candidato a prefeito de Teresina

Não existe educação de qualidade sem profissionais valorizados. O que estamos assistindo em Teresina, e em todo o Piauí, na verdade, é que todo ano tem greve. Os professores e profissionais da educação são forçados a parar suas atividades de trabalho para obrigar o gestor a cumprir o que está na lei

Geraldo CarvalhoPré-candidato a prefeito de Teresina

Na ocasião, o doutor em educação argumentou que as escolas de tempo integral em Teresina devem ser pautadas em metodologias que proporcionem o desenvolvimento pleno dos alunos, possibilitando uma conexão entre educação física, intelectual e tecnológica, por exemplo.

“A política implementada nos municípios, no estado e no Brasil de escola em tempo integral é uma farsa. Por quê? Isso é fechamento de escolas, redução de empregos e quadro de servidores da educação, significa piores condições de estudo para as crianças. Isso está acontecendo em Teresina. Não se pode confundir escola de tempo integral com formação e educação integral. As escolas estão sendo transformadas em depósitos de crianças”, cita.

Quadro GestãoTHE é exibido no programa O Dia News, da O Dia TV - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Quadro GestãoTHE é exibido no programa O Dia News, da O Dia TV

Carvalho destacou ainda ser necessária uma universalização dos serviços públicos em Teresina, se distanciando cada vez mais de métodos que ocasionem na privatização dos serviços.

“Precisamos voltar a pensar, e os trabalhadores têm essa responsabilidade, de voltar a discutir a universalização dos serviços públicos. Universalizar a educação, a saúde, pois a história da municipalização está relacionada com a privatização. Temos que pensar, em vez de políticas focalizadas, como se tem feito para retirar dinheiro dos serviços públicos, pensarmos em políticas universais”, explicou o pré-candidato.

Tecnologia a serviço da educação

Um ponto citado durante a entrevista pelo pré-candidato foi em um aporte maior da tecnologia a serviço da educação. O tema, segundo Carvalho, é salutar a medida em que cada vez mais estamos sendo afetados pelas revoluções tecnológicas.

“Temos que abrir os olhos para a tecnologia na educação. Se fala tanto em novas tecnologias e outros avanços, mas temos escolas que não tem internet, nem todos os alunos têm equipamentos suficientes e mesmo assim isso é um problema. A tecnologia tem que estar a serviço para potencializar os outros métodos. Isso não pode ser um faz de conta”, relata.

Geraldo Carvalho finalizou ressaltando a participação social da escola no contexto da comunidade em que está situada que, segundo ele, deve ser trabalhada com mais ênfase pelo próximo gestor teresinense.

“Vi que uns dados recentes sobre Teresina onde apontam que apenas 23% possuem atendimento de internet, sistema de esgoto apenas 30%, tem vários aspectos que envolvem a educação e que precisa ser acoplado com políticas voltadas para esse fim. Temos ainda outros elementos que são fundamentais para a integração da juventude na escola. As escolas precisam deixar de ser ilhas descoladas da juventude e da comunidade”, finalizou.

Clique aqui e assista à entrevista na íntegra

GestãoTHE

As eleições municipais deste ano acontecem somente em outubro, mas antes de exercer o direito ao voto, é preciso estar bem informado sobre o que planejam os candidatos para melhorar a vida da população. É pensando nisso que O Dia TV exibe entre os dias 27 de maio e 4 de julho, sempre às 14h no canal 9.1, o Gestão THE.

O Gestão THE é uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Teresina que será exibida diariamente e por uma semana dentro do O Dia News. Conduzido pelo apresentador Douglas Cordeiro e pelo time de jornalistas de Política do Sistema O Dia, o Gestão THE é o espaço onde os pré-candidatos discutirão os problemas da cidade e apresentarão suas soluções.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.