O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), enviou à Câmara de Vereadores um parecer onde veta que o futuro prédio do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no Centro da capital, fosse batizado com o nome do ex-prefeito Firmino Filho. O veto foi assinado dia 21 de junho deste ano.
Segundo as informações, o projeto possui apoio de vários parlamentares, tanto da base do prefeito como da oposição. A principal alegação da Prefeitura de Teresina é que não cabe à gestão nomear ou alterar nomes de prédios públicos, além de que o prédio do MIS terá o nome de outro homenageado, o poeta Torquato Neto, ilustre figura piauiense.
Ao O Dia, o presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), não gostou da proposição da Prefeitura de Teresina. Segundo ele, Firmino Filho foi um gestor que realizou feitos memoráveis à capital.
“Eu sou defensor que toda homenagem é mais do que justa ao nosso querido e saudoso prefeito Firmino Filho. Por toda a sua trajetória, toda a sua história de dedicação em cuidar da cidade de Teresina. Então, eu acho as homenagens mais do que justa”, frisou.
Ainda segundo o presidente, uma das prerrogativas da Câmara é derrubar ou manter um veto, caso este entre em pauta muito em breve. “É um veto que chegou a esta Casa e espero que possamos chegar ao entendimento, Parlamento e Executivo, para que a gente não tenha que votar e ter qualquer tipo de trauma nesta votação”, destacou.