Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nova escola do SENAI é inaugurada em Teresina com cursos na área de aprendizagem industrial

Investimento foi de R$ 40,8 milhões. Escola tem capacidade para fazer quase 10 milmatrículas por ano em cursos de qualificação na área da indústria.

07/06/2024 às 12h11

A Escola Cândido Athayde, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Teresina, está de cara de nova. As novas instalações da escola do SENAI foram inauguradas nesta quinta-feira (06) em evento que reuniu representantes do Sistema S, do Sistema FIEPI e autoridades dos três Poderes do Piauí. Orçada em R$ 40,8 milhões, a estrutura oferece um amplo espaço tecnológico e inovador para preparar os jovens piauienses para atuarem no setor industrial em suas principais demandas.

Nova escola do SENAI é inaugurada em Teresina com cursos na área de aprendizagem industrial - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Nova escola do SENAI é inaugurada em Teresina com cursos na área de aprendizagem industrial

A novas instalações da Escola do SENAI foram erguidas com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dirigentes do sindicato da indústria do Piauí. A estrutura já é considerada uma das mais modernas do Nordeste e conta com equipamentos de ponta para auxiliar na formação técnica e tecnológica dos jovens piauienses.

Para Roger Jacob, diretor regional do SENAI, a inauguração da escola representa uma conquista para todos aqueles que fazem a indústria. "Isso era uma escola de 50 anos acanhada para o porte de uma capital como é Teresina. Destruímos totalmente e reconstruímos esta maravilha. O que tem de melhor de equipamento para formar a juventude piauiense numa profissão ligada às indústria vocês vão encontrar aqui. Representa a capacidade do nosso povo de buscar a capacitação necessária para todo esse desafio da industrialização", afirmou.

Roger Jacob, diretor regional do SENAI - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Roger Jacob, diretor regional do SENAI

Segundo Roger Jacob, a nova escola do SENAI de Teresina vai preparar os jovens piauienses para atuar nas principais especialidades da indústria, incluindo a indústria da energia, do hidrogênio verde e da mineração.

A nova escola do SENAI conta com 20 laboratórios equipados com o que há de mais inovador na tecnologia industrial e vem para suprir um gargalo que o Sistema S tinha em Teresina. O objetivo é atender diretamente à indústria com mão de obra qualificada. É o que diz o presidente da FIEPI, Zé Filho.

"É uma escola que vai ensinar inovação, tecnologia e Inteligência Artificial. A nova escola do SENAI se propõe a colocar essa meninada para se preparar para o futuro em todas as áreas: costura, tornearia, mecânica de móveis e várias outras. As indústrias que antes reclamavam que não tinha mão de obra qualificada, agora vão ter. Nosso objetivo é melhorar a vida dessa garotada, porque não é só o diploma. Eles saem daqui preparados para ter a oportunidade de trabalhar no que quiserem", fiz Zé Filho.

Zé Filho, presidente da FIEPI - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Zé Filho, presidente da FIEPI

Presente na inauguração, o governador Rafael Fonteles destacou que a nova escola do SENAI em Teresina é uma grande parceira no desenvolvimento e fortalecimento tecnológico do Piauí e que irá contribuir de forma significativa para fomentar a formação técnica dos jovens piauienses.

"Temos procurado aumentar a parceria do governo com o Sistema S exatamente para aproximar o mundo da educação do mundo do trabalho. Ensino profissional, técnico e tecnológico é uma obsessão nossa e para fazê-la de maneira generalizada nós temos que contar com todos os parceiros, em especial, no caso da indústria, o SENAI, o SESI e a FIEPI. Vamos contar com a expertise e os recursos disponíveis no Sistema S", explicou Rafael Fonteles.

O governador Rafael Fonteles conheceu as instalações da nova escola do SENAI em Teresina - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
O governador Rafael Fonteles conheceu as instalações da nova escola do SENAI em Teresina

Para o governador, a nova escola do SENAI é um exemplo de que o Piauí está vivendo um momento de fortalecimento na educação profissional, técnica e tecnológica.

Nova escola do SENAI já tem cursos em andamento e está recebendo matrículas

Escola Cândido Athayde, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Teresina, foi formalmente inaugurada nesta quinta (06), mas já está funcionando em fase experimental há dois meses com várias turmas em andamento e mais de mil alunos. Eline Melo, diretora do espaço, explica que os interessados podem ir pessoalmente até a escola para fazer sua matrícula e aproveitar para conhecer a nova estrutura. As matrículas também podem ser feitas no site Futuro Digital, do SENAI.

Os critérios para matrícula variam de acordo com o curso pretendido. "Nós temos cursos de curta duração, que são os de iniciação profissional, que não exigem um pré-requisito de escolaridade. E temos os outros cursos técnicos, que já precisam de ensino médio completo, além de outros cursos de qualificação. Temos cursos para todos os públicos", finaliza Eline.

A escola do SENAI tem capacidade para realizar quase 10 mil matrículas por ano somando os turnos da manhã, tarde e noite com cursos nas áreas de Metalmecânica, Vestuário, Tecnologia da Informação, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Logística, Automação, Automotiva, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Segurança do Trabalho, Refrigeração e Climatização, Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Cerâmica e afins. A escola fica localizada na Avenida Petrônio Portela, bairro Primavera.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.