O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) divulgou os dados da Operação Natal Seguro, nesta terça-feira (24). Ao todo, fiscais do setor da Qualidade apreenderam cerca de 50 produtos considerados irregulares, em lojas de Teresina. O foco da Operação foram os produtos natalinos em alta neste período: luminárias tipo pisca-pisca e mangueira, brinquedos, bicicletas de uso infantil, etc.
Além disso, após coleta em supermercados e mercadinhos, 22 produtos foram periciados no laboratório do setor de Pré-medidos, com objetivo de verificar se o peso final do produto corresponde ao informado na embalagem. Ao todo, seis marcas foram reprovadas nos testes e os fabricantes autuados, entre elas: marcas de arroz, morango com calda, bolo, chocolate e biscoito.
De acordo com a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, a Operação Natal Seguro teve objetivo de garantir ao consumidor mais segurança na hora de comprar os presentes natalinos, além de produtos da ceia e itens de decoração. "Essa ação aconteceu em parceria com todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Os produtos apreendidos estavam lesando o consumidor e também poderia causar danos para saúde das pessoas”, explicou.
Em caso de irregularidades, o consumidor poder enviar uma denúncia, tirar dúvida, fazer uma pergunta ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do IMEPI: (86) 99456-1921
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.