Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pediatra piauiense morre por complicações de dengue e pneumonia em São Paulo

Segundo as informações, ele estava há 17 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paolo.

05/06/2024 às 17h44

O pediatra neonatologista Valdemir Bento da Silva Júnior, de 34 anos, morreu nesta quarta-feira (5) vítima de complicações em decorrência de dengue e pneumonia, em São Paulo. O corpo do médico, que era natural de Teresina, deve chegar a capital piauiense nesta quinta-feira (6) onde será velado e sepultado.

Valdemir Bento morava na cidade de São Paulo e atuava como diretor do Hospital São Luís Gonzaga. Segundo as informações, ele estava há 17 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paolo, capital paulista, com sintomas de pneumonia e em estado grave, tendo o quadro clínico agravado após contrair dengue.

Pediatra piauiense morre vítima de dengue e pneumonia em São Paulo - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Pediatra piauiense morre vítima de dengue e pneumonia em São Paulo

Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) lamentou o falecimento do médico Valdemir Bento, bem com expressou as condolências aos familiares. A Sociedade de Pediatria do Piauí (SOPEPI) disse que o médico será lembrado por “sua alegria contagiante e profissionalismo”.

Informações dão conta ainda que o corpo do médico deve chegar durante a madrugada desta quinta (6). Já o velório do pediatra está previsto para ocorrer na sexta-feira (7), das 7h às 16h, na Pax União, em Teresina. O sepultamento deverá ser realizado logo depois, no turno da tarde, no Cemitério São Judas Tadeu.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Prevenção é a melhor forma de lidar com a dengue

As autoridades em saúde alertam que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros.

Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).

“É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A fêmea tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano para fazer a maturação dos seus ovos”, diz Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.